Curiosidades

O que é Monte Sinai?

O Monte Sinai é o local onde há 3.300 anos um povo libertado, recém-saído da escravidão, ficou de pé para ouvir a voz de Deus proclamando os Dez Mandamentos. É uma montanha estéril e rochosa, como se o solo fosse tão sagrado que nada pudesse se ocultar ou crescer ali. Também conhecido como Monte Horeb ou Jebel Musa, que significa ?Monte de Moisés? em árabe, está situado no sul da península do Sinai, no Egito. Esta região é considerada sagrada por três religiões: cristianismo, judaísmo e islão.

Publicidade

É um pico de granito com uma altura de 2288 metros onde, segundo a Bíblia e a tradição judaica, Moisés teria recebido as Tábuas da Lei, embora não haja evidências arqueológicas diretas da passagem daquele profeta na região. No entanto, essa tradição é tão antiga que, ao longo dos séculos, foram sendo construídos sobre o monte e à sua volta vários locais de culto e acumulados tesouros da cultura religiosa.

No pico do monte encontra-se a pequena Capela da Santíssima Trindade, construída em 1934 sobre as ruínas duma igreja do século XVI. Entre a base e o pico, existe uma escadaria escavada na rocha com cerca de 4000 degraus (a subida leva em torno de 3 horas), chamada ?Sikket Saydna Musa?, que significa, em árabe, ?O Caminho de Moisés?

Publicidade

Uma pequena fonte jorra do Sinai, e logo abaixo do cume há uma caverna. Segundo uma lenda árabe foi nessa caverna, mencionada na Torá como “Paredão da Rocha”, que Moshê se abrigou quando contemplou a Glória de Deus.

A ligação do Monte Sinai com a Bíblia atraiu muitos peregrinos ao longo dos séculos e uma das mais famosas foi a Imperatriz Helena de Bizâncio, no século IV que fez ali construir uma igreja, a Capela da Sarça Ardente.

Publicidade

Deixe uma resposta