Animais

O que é Morcego?

Morcego é um mamífero pertencente a ordem dos Quirópteros e é o único mamífero que possui capacidade de voar, pois ele possui os membros anteriores com dedos bem compridos, que são ligados através de uma membrana que acaba funcionando como uma asa.

Publicidade

Há uma outra membrana nos morcegos que se estende da mão até a articulação do tornozelo e também há uma terceira membrana, que vai de um tornozelo ao outro, recobrindo parte de sua cauda. Quando os morcegos estão voando, os seus membros posteriores acabam se enrijecendo e se mantém afastados. Os morcegos se locomovem através do ar, em um movimento denominado ascensional, suas asas, parcialmente fechadas, se levantam para trás e para cima. Como o corpo dele permanece horizontal, esse movimento é bastante semelhante ao nado de peito. E quando esses mamíferos querem descansar eles se penduram em uma árvore ou um galho qualquer de cabeça para baixo. O que lhes mantém firmes nesta posição, são suas garras afiadíssimas, que são bem flexíveis e capazes de mantê-los ereto por bastante tempo.

Muitas pessoas acreditam que os morcegos são cegos, porém, isso não verdade. Eles se orientam por ondas sonoras, principalmente a noite, essa ondas sonoras são refletidas. Constatou-se que esses animais emitem sons, com uma freqüência bem mais alta da qual o ouvido humano pode perceber. Esses sons emitidos, quando batem em algum objeto, há um eco que é percebido pelos morcegos, fazendo com que eles se orientam e caso necessite, mude de direção. A freqüência desses sons pode chegar até a 70.000 vibrações por segundo.

Publicidade

Geralmente, eles vivem em bando, possuem uma dieta variada e muitos deles são bastante úteis ao ser humano, pois se alimentam de insetos. Há também o grande vampiro sul americano, que se alimenta exclusivamente de sangue humano ou de sangue de outros grandes animais mamíferos.

Publicidade

Deixe uma resposta