O que é Mosaico?

Por:

O mosaico é uma arte onde é utilizada peças recortadas que coladas uma do lado da outra formam um desenho ou imagem.

O termo mosaico vem de “mosaicon”, que significa musa. Essa forma de arte já existe há milênios, pois do Oriente os sumérios, por volta de sete mil anos atrás, já revestiam pilastras com cones de argilas coloridas e fixadas em massa, formando uma decoração geométrica. Os gregos e os romanos também utilizavam a técnica do mosaico no auge de suas culturas para decorarem os pisos e as paredes das construções.

O que é Mosaico?

Geralmente é usado pastilha de vidro inteira ou em pedaços, mas também pode ser usado outros materiais, como pastilhas de porcelana, pastilhas de resina, azulejos, cerâmicas e pedras em geral.

O único segredo para obter um bom trabalho é usar a imaginação e criatividade. Como base é usado a pedra ardósia cinza (preta), base de cimento, cerâmica ou até de MDF ou compensado.

Para executar o trabalho usa-se óculos de proteção, pinça, espátulas entre outros equipamentos. Para o acabamento pode ser utilizado argamassas, rejuntes, colas, emulsão de silicone, cera em pasta e verniz.

As pastilhas de vidro são encontradas em vários tamanhos como 2×2 cm, 1×1 cm e 5×5 cm.

O mosaico surgiu com a arte bizantina e se desenvolveu no Império Romano Oriental. No final do século XIX e início do século XX, o arquiteto Antoni Gaudí utilizava o mosaico em sua arquitetura. Alguns exemplo onde é utilizado a arte do mosaico e no Parque Güell, a Casa Milá e a Casa Batló, na Espanha.

Nos anos cinqüenta e sessenta do século XX as pastilhas de azulejos eram usadas nos pisos e paredes das construções.

Teve influência em 1438 na época da greco-romana e neste ano teve grande crescimento. Também em Portugal foi utilizada nas ruínas romanas de Conímbriga.

A Itália teve influencia sobre os portugueses que usaram o mosaico em pisos e em calçadas. No Brasil o mosaico foi usado nas calçadas da Avenida Central, hoje Av. Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro e também nos calçadões de Copacabana – Rio de Janeiro.

Também usado por Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Tomie Ohtake em diversas de suas obras.

O maior mosaico do mundo encontra-se no México e possui 4000m² e foi construída pelo arquiteto e pintor Juan O’Gorman. O mosaico está no edifício da Bilioteca Central da Cidade Universitária que foi construído de 1949 a 1951.

Deixe uma resposta