Saúde e Bem Estar

O que é musicoterapia?

Musicoterapia é o uso da música e de sons para tratamento do estresse, dores e doenças graves. A melodia já fazia parte das civilizações mais antigas, porém em 1940, durante a II Guerra Mundial é que descobriu-se a função terapêutica da música e desde então os sons são usados para aliviar vários distúrbios do organismo.

Publicidade

A consulta é feita através de entrevista e avaliação do diagnóstico, bem parecido com as terapias comuns. Conforme a conversa com o paciente é definido o tipo de tratamento que pode ser cantar ou tocar algum instrumento, também é usado ruídos e Cds, em grupo ou individual. Não é necessário ter nenhuma habilidade musical, pois a intenção é a melhora da doença que pode ser: autismo, timidez, danos cerebrais, coma, câncer e autoestima.

Por exemplo no autismo a pessoa tem dificuldade em falar e expressar seus sentimentos e a música vai ajudá-lo a dizer o que precisa para melhorar. Já no caso de câncer é incentivado para ter motivação por estar vivo e com isso fortalecendo o corpo para conseguir enfrentar os tratamentos químicos.

Publicidade

O profissional é o musicoterapeuta que tem noções de canto e música e também sobre outras áreas como psicologia, psiquiatria e gerontologia, pois precisa estar preparado para lidar com várias adversidades. Geralmente em 10 sessões já é possível ter um resultado positivo.

Em 1972 foi criado o primeiro curso de Graduação no Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro. O profissional pode trabalhar em hospitais, clínicas e centros de geriatria e gerontologia.

Publicidade

Deixe uma resposta