Comidas e Bebidas

O que é Nacho?

Prato mexicano apresenta variações na hora de ser servido, podendo ser acompanhado por queijo e até açúcar e canela.

Nacho é um prato feito com tortilhas de milho também chamados de “Totopos”, “Corn Tortilla Chips” que são os salgadinhos em formato triangular. No Brasil os nachos são confundidos com os “Doritos”, nome de um salgadinho popular.

Publicidade

Quem criou os nachos foi o mexicano Ignácio Nacho. Ele colocou um pouco de queijo fundido e derretido sobre uma porção de totopos também colocou rodelas de pimentas e colocou no aperitivo seu sobrenome. O prato ficou famoso e ficou conhecido por todo o mundo.

Ignacio Anaya morreu em 1975. Então para fazer uma homenagem a ele foi feita uma placa de bronze nas Pedras Negras e foi considerado o dia 21 de Outubro como o Dia Internacional do Nacho. Foi criada uma competição anual de nachos e o filho de Ignacio que se chama Ignacio Anaya Junior é o juiz da prova.

Publicidade

O petisco ficou mais conhecido nos EUA através de Frank Liberto. Ele vendeu o nacho no estádio Arlington. Porém o queijo estragava muito rápido então ele criou uma receita com ingredientes secretos que não estragavam. Então o prato ficou popular nos estádios americanos.

Os nachos devem ter sabor neutro e leve pois é servido com uma camada de molho. Os ingredientes usados são queijos derretidos, tomate picado sem semente, cebola roxa picada, pimentas, feijão em grãos, carne moída, Salsa Mexicana e Salsa Roja.

Nos EUA pode ser encontrado em bares ou restaurantes. É servido também com carne, feijão frito e muito queijo derretido. Em Memphis, no estado de Tennessee, nos EUA é possível comer os nachos de churrasco em churrascarias, servidos também com carne de porco e pimentas jalapeño.

Os totopos mais rústico são feitos com um milho mais popular; o totopo tradicional utiliza milho amarelo ou branco e o Totopo de alta qualidade normalmente só encontrado em estabelecimento mais finos pois é fabricado com milho de alta qualidade.

A gastronomia mexicana é famosa em todo o mundo por ser variada e de gosto forte, apresentando pratos coloridos e que podem ser servidos à beira-mar. É isto é que esta acontecendo nas praias do Caribe.

Em Curitiba no Estado do Paraná um restaurantes mexicano criou uma versão bem diferente dos tradicionais Nachos, que é servido como fondue. É usado o Queso Chihuahua e também são acompanhados por queijo com salsa verde.

O único problema são as calorias dos pratos com nacho, por exemplo, nachos com carne, feijão e queijo tem 787 calorias, nachos com queijo 346, nachos com canela e açúcar 592.

Publicidade

Deixe uma resposta