O que é Natal?

Por: Rodrigo da Silva Monteiro

Saiba com detalhes como é comemorado, quais as festividades mais tradicionais e a representação desse feriado para a maioria das pessoas.

Natal é uma data comemorativa cristã muito tradicional e que é comemorada no dia 25 de Dezembro. É uma data religiosa e festiva muito popular e muito importante para o cristianismo, já que comemora o nascimento de Jesus Cristo.

O que é Natal?

Comemoração

Normalmente o natal é comemorado na passagem do dia 24 ao dia 25 de Dezembro. É uma data muito comemorada pela família, a principal comemoração é fazendo uma ceia com muitos produtos e receitas populares para esta data. Ambientes decorados com enfeites natalinos. A entrega de cartões e músicas natalinas também é muito comum nesta data. A troca de cumprimentos desejando um Feliz natal e a troca de presentes também são fatos particulares desta data.

Na maioria das igrejas cristãs, também são feitas celebrações religiosas. Leituras de passagens bíblicas são feitas para relembrar a importância do nascimento de Jesus Cristo e toda a sua influência na mentalidade cristã tradicional.

Personagens do Natal

A figura do papai Noel, um personagem histórico e infantil é muito requisitado na maioria dos lares e dos comércios do ocidente. Este personagem mexe com o imaginário infantil, pois reza a lenda que ele vive no polo Norte, juntamente com a mamãe Noel, e uma equipe de anões que trabalham em um fábrica de brinquedos feitos para serem entregues no natal para as crianças obedientes e que tiveram escrito cartas.

A figura do papai Noel é sempre mostrada dirigindo um trenó com renas encantadas, portando um saco cheio de presentes que são distribuídos no natal. Sua aparência é de um senhor de idade avançada, com uma extensa barba branca, rechonchudo e de bochechas rosadas que tem uma gargalhada muito característica.

História de São Nicolau

Segundo a história o personagem papai Noel é inspirado na vida de São Nicolau, um arcebispo turco nascido no século III. Um santo da igreja católica, muito conhecido por sua caridade e por ajudar pessoas com dificuldades financeiras. Conhecido por andar com sacos de moedas que eram deixados em chaminés de casas e que fabricava brinquedos para distribuir entre crianças carentes.

Tradições Natalinas

Existem inúmeras tradições natalinas veja algumas tradições:

Presépios são montado para representar o nascimento de Jesus Cristo numa manjedoura.

Árvores de natal são montadas na maioria das casas e enfeitadas com adornos. Sendo que existem grandes árvores montadas na maioria das cidades. Simbolizando toda a divindade desta data.

Pisca pisca (lâmpadas luminosas) fazem parte do cenário de casas e comércios que são enfeitados com esse produto que pode representar vários símbolos.

Guirlandas (coroas de natal) são instaladas nas portas das residências representando toda a receptividade para esta data tão especial. Uma cor marcante do natal é o vermelho, ele está presente na maioria dos enfeites.

Amigos ocultos ou secretos também é uma brincadeira muito comum no natal. Empresas, escolas ou nas próprias famílias esta brincadeira é feita, que consiste no sorteio de nomes de pessoas participantes (logicamente que não vale o próprio nome), e será responsável por presentear no natal ou em uma data específica. Assim há uma troca de presentes num valor estimado. E brincadeiras são feitas até que se descubra quem é a pessoa sorteada. Relatando através de mímicas e características físicas para que os participantes tentem adivinhar que é o sorteado de cada um.

O natal é uma data muito especial e existe uma grande infinidade de comemorações típicas. O que realmente importa é passar esta data ao lado de pessoas que amamos.

Deixe uma resposta