Ecologia e Meio Ambiente

O que é Nenúfar?

Nenúfar nada mais é do que uma planta herbácea de água doce, esta planta é da família das Ninfáceas, possui um grande número de peças florais, que são dispostas em espirais regulares que flutuam na superfície, essas plantas são originalmente enraizadas no fundo da água.

Publicidade

São fixadas ao solo por um rizoma, do qual saem grandes folhas longamente pecioladas, de limbo arredondado. As flores são solitárias, salientando-se duas espécies, o branco e também o amarelo. O amarelo possui flores com cinco sépalas amarelo-escuro e dez pétalas imbrincadas. O receptáculo é convexo, normalmente são hermafroditas.

Publicidade

O Nenúfar branco possui flores com quatro sépalas, brancas e internamente e verdes na parte externa, as pétalas e estames são em número indefinido. O fruto é uma baga esponjosa, em que muito se destaca a longevidade das sementes.

As flores dos nenúfares são dotadas de uma sensibilidade particular, são tidas como relógios da flora, pelo simples fato de abrirem ou fecharem em determinadas horas do dia.

No Brasil, essas plantas são encontradas na Região Amazônica. Grande número de híbridos, de cores variadas, é cultivado em jardins de plantas aquáticas, distinguindo-se a beleza dos nenúfares que despontam para desabrochar bem acima das folhas, que fica a superfície das águas.

Essas plantas gostam da luz solar direta, adapta-se com facilidade em climas temperados e tropicais. Ocupam espaços pequenos, portanto se adaptam bem em grandes lagos como também em pequenos locais. Desenvolvem-se melhor em locais calmos, onde não haja corrente, ou seja, movimento excessivo da água. Dão-se bem em praticamente todo tipo de lago, desde que as raízes (rizomas) estejam cobertas, por no mínimo 7 a 10 cm de água.

Os cuidados especiais com essa bela planta, são mínimos, a única exigência para que florescem belamente, é que as folhas mais antigas sejam podadas, dando espaço para novas folhas.

Publicidade

Deixe uma resposta