O que é Neologismo?

Por: hiper

Quase todas as pessoas do mundo já fizeram algum tipo de neologismo, uma coisa comum e que tem um nome bem complexo. Mas, se você fizer um rápido estudo dessa palavra logo descobre do que se trata, isso por que Neo (novo) logismo (algo como língua).

O que é Neologismo?

O Neologismo trata-se da criação de novas palavras, expressões e também da atribuição de novos significados a palavras já existentes. Até mesmo letras de funk que inventam expressões esquisitas trata-se de neologismo. Esse fenômeno de criação de palavras ou novos significados pode se dar através do comportamento humano espontâneo, durante uma brincadeira ou na falta mesmo de uma palavra que signifique plenamente o que a pessoa está tentando dizer. Há também a possibilidade desse fenômeno se dar devido a algum tipo de comportamento pejorativo ou vontade de ser irônico.

Grande parte dos casos de neologismo na língua portuguesa acontece através de processos já comuns como, por exemplo, justaposição, aglutinação, prefixação, sufixação ou verbalização. Em suma o neologismo pode ser considerado como toda palavra que não existia e passou a existir. Para o neologismo não faz diferença a origem da palavra ou por que ela foi criada.

Um dos maiores exemplos de neologismo que temos no Brasil é a palavra “refri” derivada de refrigerante. Trata-se de uma diminuição da palavra que por consequência gerou outra. Há também o exemplo da palavra antenado que veio de uma adjetivação de antena aquele instrumento que capta diversas informações.

O neologismo é um processo muito importante para nossa língua, pois, isso garante que ela estará sempre em movimento e que está sempre se reinventando.

Deixe uma resposta