Saúde e Bem Estar

O que é Neuroma de Morton?

O Neuroma de Morton é uma lesão do nervo plantar, que passa por baixo do pé e interligado aos dedos. Também conhecido como “metatarsalgia de Morton”, “neuralgia de Morton”, “neuroma plantar” ou “neuroma intermetatarsal”. Geralmente acontece no terceiro e quarto dedo e raras vezes entre o segundo e terceiro dedo.

Publicidade

O neuroma de morton foi descoberto por Thomas G. Morton em 1876 como uma lesão benigna.

Pode ocorrer nas pessoas que usam sapatos apertados na ponta dos dedos ou com os atletas de corrida que forçam demais as pontas dos pés.

Publicidade

As mulheres são as mais afetadas e sentem dor no antepé e nos dedos, muitas vezes pelo uso frenquente de salto alto. A pessoa pode sentir uma queimação e amortecimento dos dedos que acontece no agachamento, ao subir escadas e correr.

O diagnóstico é feito através de exames clínicos. A ressonância magnética é um exame que também pode ser usado para ver as características e o tamanho do neuroma.

Muitas vezes é confundido com fratura por stress dos metatarsos, artrite reumatóide, calosidades e por isso é fundamental procurar um bom médico ortopedista.

O tratamento pode ser realizado através de anestésicos e corticóides, também é indicado mudar alguns hábitos como usar salto menor e com o bico mais largo. Palmilhas ortopédicas para a planta do pé e travas na sola do sapato também auxiliam. Outro tratamento muito importante é a fisioterapia e quando essas medidas não ajudam é necessário cirurgia que consiste em libertar o tecido em torno do nervo, sendo a recuperação rápida. Existe também a radiofrequência que pode ser realizada no ambulatório e com anestesia local. O paciente sai do procedimento caminhando e dura somente 15 minutos.

Para quem pratica esportes é necessário trocar a corrida por natação ou bicicleta, procurando não saltar e nem pular.

Publicidade

Deixe uma resposta