O que é Neuromarketing?

Por:

Neuromarketing é a a ciência que estuda o cérebro e as reações do consumidor quando está diante do produto ou exposto a propagandas.

No Brasil este assunto está começando a ser pesquisado, a Forebrain realiza pesquisas baseadas na neurociência, foi criada em 2010 para descobrir como funciona o consumo ma mente do homem.

O que é Neuromarketing?

Esta ciência surgiu quando o médico Gerald Zaltman, pesquisador da universidade norte-americana de Harvard, usou aparelhos de ressonância magnética para estudar o pensamento humano. Com estes estudos já se identificou as partes do cérebro que são mais estimuladas durante o consumo.

A FGV em São Paulo inaugurou no início deste ano um laboratório de neuromarketing, equipado com aparelhos eletroencefalograma, ressonância magnética e pressão arterial. Esta é uma das primeiras faculdades a desenvolver este tipo de pesquisa que está apenas iniciando no Brasil. Muitas empresas de fora já usam esta ferramenta do marketing, como por exemplo a Coca-Cola e McDonald’s.

O assunto é muito polêmico, principalmente para os americanos. A ONG americana Commercial Alert solicitou ao Senado a proibição do neuromarketing, pois alega que as tecnologias que deveriam ser usadas para cura estão a serviço da pesquisa para vender. O pedido foi negado pelo Senado, pois os estudos apontam benefícios para o crescimento econômico e usados com intenções benignas.

Um exemplo da aplicação do neuromarketing é que um fabricante de automóveis poderá ver como reage o cérebro de um consumidor diante de um novo veículo ? se é emotiva ou racional. Estas informações vão auxiliar na criação da propaganda e no marketing. Também poderão pensar em novos produtos que possam ser mais atraentes para o consumidor e com isso comprar mais.

O que está acontecendo a união da neurociência e do marketing para estudar como uma empresa pode atingir seus objetivos de forma mais eficaz e garantir o sucesso dos produtos vendidos.

Deixe uma resposta