Notícias e Atualidades

O que é nicotina?

A nicotina é uma substancia que é definida como um alcalóide básico, é liquido e sua cor é em tons de amarelo. É bem conhecida pelo fato de ser o principio ativo do tabaco. Este nome, nicotina, foi escolhido em homenagem a Jean Nicot que foi quem impulsionou o uso de tabaco na Europa.

Publicidade

O lado ruim da nicotina é fato de que ela causa cancro nos pulmões, isso acontece por que acontece um processo chamado metilização no DNA. O funcionamento da nicotina no organismo se dá através dos Receptores Nicotínicos de Acetilcolina. Quando há uma ingestão pequena de nicotina ela traz uma sensação de adrenalina, emoção. Porém, quando é consumida em grande quantidade faz exatamente o contrario bloqueia esses receptores. O fato de exercer esse bloqueio é que a torna tão eficiente como inseticida.

Quando a nicotina entra no organismo humano através do tabaco tem duas reações diferentes, a primeira é de estimulo, nas primeiras tragadas, depois possui um efeito tranqüilizante, o que ajuda a diminuir o stress. Fumar causa dois tipos de dependência, a física e a psíquica.

Fumar pode causar câncer de pulmão, impotência sexual, entre várias outras doenças. Por isso se você fuma consulte um médico regularmente e tente dar uma desacelerada no consumo do tabaco.

Publicidade

Publicidade

Deixe uma resposta