O que é Nostalgia?

Por: hiper

Quem nunca se sentiu um tanto nostálgico? Mesmo que não se saiba, definidamente, o que é a nostalgia todos já nos sentimos algo parecido. A nostalgia, normalmente, apresenta-se como uma sensação de saudades de um tempo feliz da vida do individuo, às vezes esta situação refere-se há um tempo idealizado e até mesmo irreal.

O que é Nostalgia?

Podemos entender como uma saudade de algo que não vivemos e que não poderemos mais viver. Podem ser momentos da adolescência que não foram vividos e dos quais se sente falta, mesmo que não tenham sido vividos.

O que psicologicamente é mais interessante sobre a nostalgia é perceber que ela somente aumenta quando entra em contato com sua causa, ou seja, quando por exemplo, uma pessoa idosa encontra um amigo dos tempos de criança, em vez de sua nostalgia diminuir, como seria com a saudade, ela somente aumenta. Pois, este sentimento de falta não se refere à pessoa em si, mas, a sensações e momentos vividos com ela, coisas que não voltarão mais.

Mas, é considerado saudável sentir um pouco de nostalgia, claro que nada em excesso, pois, tudo que é excessivo é ruim para a vida da pessoa. Então sinta sua nostalgia e não se sinta culpado por isso. Sentir nostalgia significa que em algum momento, real ou irreal, se foi feliz.

Deixe uma resposta