Exoterismo e Horóscopo

O que é numerologia?

Apesar do sufixo logos no nome, a numerologia não pode ser considerada uma ciência. Podemos classificá-la como uma mancia ou arte. O estudo da numerologia se baseia numa correlação não comprovada entre os números e a vida das pessoas. Algumas vezes está relacionada à astrologia ou à cabala.

Publicidade

Antigos filósofos gregos já tentavam estabelecer uma lógica entre números e influências místicas. A maioria dos numerólogos costuma indicar Pitágoras (filósofo grego do século VI a.C.) como o precursor da arte.

Os primeiros cristãos acreditavam de alguma forma na numerologia, mas em 325 o Concílio de Niceia baniu da Igreja todas as artes de adivinhação e em seguida o Império Romano classificou-as como violações civis.

Publicidade

Não há definições padronizadas para o significado dos algarismos. Em geral, admite-se a seguinte relação:

1. O ser
2. União e diversidade
3. Comunicação e interação
4. Criatividade
5. Ação e trabalho
6. Reação
7. Pensamento e consciência
8. Poder
9. Mudança

Especialistas relacionam os números às letras do alfabeto e fazem uma análise do nome da pessoa ou empresa (do A ao I; o J volta a ter valor 1). Alguns utilizam também a data e hora de nascimento (ou fundação). A análise numerológica se concentra na personalidade íntima e na forma como a pessoa se expressa no mundo. Alguns acrescentam a missão cármica na Terra (o motivo por que a pessoa nasceu). Pedi minha análise em alguns sites. Alguns desprezaram a data de nascimento, outros expandiram o estudo para áreas como “ambição”, “personalidade” e “expressão”. Noutro grupo de estudiosos (os céticos os chamariam de palpiteiros), descobri mais um requisito para a análise: a assinatura: mudanças no modo de assinar o nome podem atrair energias positivas.

De acordo com a numerologia, os números estão em todos os lugares e situações, por isso controlam as energias emanadas.

Mas muitos sites concordam em que a numerologia é um instrumento para o autoconhecimento e, portanto, para a exploração e desenvolvimento das potencialidades e reeducação para eliminar defeitos. A numerologia indica tendências, que podem ser alteradas com mudanças de posições e hábitos.

De qualquer forma, ao menos nas avaliações oferecidas pela internet, os resultados são muito abrangentes. Por exemplo, descobri que sou “muito trabalhador”, “dedicado à família”, “assumo responsabilidades”, “preciso controlar o temperamento”, “sou ordeiro e detalhista, mas posso tender ao perfeccionismo obsessivo”.

Alguns artistas mudaram seus nomes a partir de estudos numerológicos (acrescentando ou retirando letras, por exemplo. O humorista Marco Luque nasceu “Lusque”), mas vários sites afirmam que a postura íntima e as características principais da pessoa surgem no momento do nascimento.

Publicidade

Deixe uma resposta