O que é Nutrição?

Por: Ananda Manica

Nutrição é a denominação utilizada para os processos pelos quais uma planta ou um animal obtém alimento e o utiliza.

Todas as substâncias que um organismo usa, para formar seu protoplasma e também para produzir energias, são denominadas alimentos. As plantas verdes são capazes de produzir seus próprios alimentos a partir de um composto denominado anidrido carbônico e também da água mediante a fotossíntese. Os animais se alimentam de matérias orgânicas formadas a partir de plantas ou outros animais, a água e também os minerais. Os alimentos orgânicos estão divididos em quatro grupos: carboidratos (que compreendem os açúcares e os amidos); proteínas; gorduras e as vitaminas.

O que é Nutrição?

Quando os animais se alimentam, a comida é digerida e convertida em substâncias que são distribuídas por todas as células do seu corpo. Nos seres humanos, as vitaminas solúveis na água e os minerais não necessitam de um processo digestivo.

Uma boa nutrição depende totalmente da ingestão adequada e também não excessiva de cada tipo de alimento. Entre os minerais necessários figuram o cálcio e o fósforo, eles são totalmente imprescindíveis para o crescimento saudável dos ossos e dos dentes. Já o ferro é vital para os glóbulos vermelhos do sangue; o sódio e o potássio são necessários para o funcionamento normal do coração; o iodo é requerido pela tiroxina, que é um hormônio metabólico. O organismo também necessita de outros minerais, porém em menor quantidade, como é o caso do cobre.

É importante salientar que todos os alimentos orgânicos podem fornecer energia ao corpo humano e a forma mais facilmente aproveitável de energia é a que vem dos alimentos que tem carboidratos. Porém, uma colher de gordura é capaz de fornecer duas vezes mais energia que uma colher de carboidrato. Estes últimos são os únicos alimentos que podem ser quase que totalmente eliminados da dieta.

Deixe uma resposta