Saúde e Bem Estar

O que é nutricosmético?

As pílulas da beleza fazem sucesso entre o público feminino e prometem deixar mais bonitas.

O nutricosmético é um suplemento em cápsulas que serve para nutrir a pele de dentro para fora. Ele possui vitaminas, minerais, ervas e aminoácidos, que ajudam na prevenção do envelhecimento, na queda capilar, também fortalecem as unhas e elimina a celulite.

Publicidade

Os nutricosméticos surgiram na Europa em 1985, no Brasil chegaram em 1994 e depois disso eles foram sendo aprimorados a cada dia, porém ainda não são tão conhecidos pelo público feminino.

Nos cabelos e unhas ele atua em forma de proteína fibrosa chamada queratina, então as unhas ficam mais rígidas e os cabelos com mais maciez.

Publicidade

Estes suplementos também apresentam vitamina C e zinco, que reduzem a aparência das linhas finas e rugas, diminuem também os sinas do sol.

Outra novidade é o vinho em cápsulas que possui resveratrol princípio existente nas uvas e proporciona beleza e longevidade.

Estes suplementes oferecem saúde e beleza mas alimentação saudável também traz os mesmos resultados. Se a pessoa comer 2 laranjas por dia é suficiente para obter a vitamina C. Já o peixe, atum, salmão ou sardinha, fornecem ômega 3, que é antiinflamatório.

A Anvisa considera estes produtos alimentos funcionais, pois ajudam no metabolismo através dos nutrientes. Já a Diretiva Europeia 2002/46/EC classifica os nutricosméticos como alimentícios. Eles só podem ser consumidos por maiores de 18 anos, apesar das farmácias não exigirem receita para efetuar a compra.

Mas é indicado é procurar um médico antes de consumir, pois para gestantes e lactantes não é indicado. Também não é permitido para pessoas que possuem alergias aos componentes da pílula. Além disso pessoas com doenças renais crônicas, hipertensão e diabetes devem consultar o médico.

Os especialistas indicam também fazer exames para saber qual a vitamina que está faltando no organismo para não sobrecarregar demais as que estão boas.

Até mesmo atletas se beneficiam com o uso destes cápsulas que podem escolher dependendo de seus objetivos.

Este tipo de tratamento só traz resultados após os 60 dias de uso. Porém a pílula da beleza não faz milagre, por este motivo é importante ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos. Devem ser ingeridos por três meses para que tragam os resultados desejados. Já as pílulas que protegem do sol devem ser consumidas um mês antes e um após a exposição aos raios solares.

Os preços destes medicamentos ainda estão um pouco altos, em torno de 100,00, mas eles se tornarem mais populares tende a diminuir de valor.

Publicidade

Deixe uma resposta