Curiosidades

O que é o Briefing?

Ótima ferramenta para conquistar os objetivos do clientes na área de marketing.

É um relatório contendo toda a situação da marca, produto, empresa ou serviço, seus problemas, oportunidades, objetivos para que possa ser realizada as estratégias de marketing. Em inglês significa resumo. É um conjunto de ideias que auxilia a equipe de compreender o projeto que vai ser desenvolvido para o cliente.

Publicidade

Geralmente um briefing deve constar o nome da empresa, nome do projeto ou campanha, data de realização, informações gerais e características do cliente, objetivos, público-alvo, resultados esperados, orçamento disponível e estratégias.

O briefing não é o projeto completo é apenas o início e é elaborado pelo pelo publicitário, pelo designer, pela agência e depois complementado no decorrer do desenvolvimento do projeto.

Publicidade

Não é aconselhado fazer um briefing muito extenso deve conter apenas o essencial para inciar o trabalho.

O briefing também auxilia no planejamento de propaganda e neste momento são trocadas informações entre o setor de marketing e de comunicação da empresa.

Também pode ser realizados briefings específicos e complementares para cada setor de uma agência como mídia, criação, pesquisa, promoção.

O briefing é muito importante para o sucesso do projeto. A participação da equipe também é essencial para definir os objetivos e o andamento do trabalho. O designer tem um papel decisivo pois deve investigar, ser crítico e curioso para obter do cliente o máximo de informações necessárias.

Os dados podem ser coletadas de maneira formal, através de questionário. Desta forma consegue-se coletar mais informações, não havendo dispersão. Também pode ser informal, onde é realizado um bate-papo descontraído com o cliente e desta forma coleta-se até mais dados porém pode haver dispersão de ambas as partes.

Não é aconselhável coletar dados por telefone pois além de não conseguir todas as informações necessárias não enxergamos o cliente e suas expressões. Por fax ou e-mail também apresenta problemas, pois o cliente pode demorar a responder ou não entender muito bem as perguntas.

Para anotar as informações pode ser escrito durante a entrevista mas existe clientes que não gostam da situação ou gravar o que também pode inibir a pessoa. O ideal é combinar com o cliente a forma mais agradável de atendê-lo.

Um exemplo de briefing foi o elaborado para a Revista Trip que resumidamente abordava o fato, o objetivo da comunicação, público-alvo, promessa, razão da promessa, obrigatoriedade e limitações. A intenção da revista era atrair mais assinantes para a revista já que só a venda nas bancas não estava atendendo as expectativas.

Publicidade

Deixe uma resposta