O que é o cigarro eletrônico?

Por: Paula Campos

O cigarro eletrônico – também chamado de e-cigarro, e-cig ou e-cigarrete – é um mecanismo-eletrônico que simula o ato de fumar.

O dispositivo imita o formato dos verdadeiros cigarros tornando a simulação mais verossemelhante. O e-cigarro produz um vapor inalável com ou sem nicotina – de acordo com a escolha – podendo ter, ainda, diversos sabores (tabaco, frutas, café etc). Apesar do vapor e da nicotina, o cigarro eletrônico não apresenta tabaco, combustão nem fumaça.

O que é o cigarro eletrônico?

O cigarro eletrônico é recarregável. Ele é constituído por três partes básicas: bateria e componentes eletrônicos, vaporizador e um cartucho. O cartucho libera a nicotina aos poucos ao fumante; neste cartucho, estão presentes propilenoglicol, glicerina, água, nicotina e flavorizantes; muitas vezes, entretanto, existem outras substâncias tóxicas prejudiciais à saúde e, por isso, é proibido em vários países.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no Brasil, decidiu que “Fica proibida a comercialização, a importação e propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos como cigarros eletrônicos, e­cigarretes, e­ciggy, ecigar, entre outros, especialmente os que aleguem substituição de cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo e similares no hábito de fumar ou objetivem alternativa no tratamento do tabagismo”.

Desse modo, os cigarros eletrônicos que chegam até o país o fazem de forma ilegal. De outra forma, não seria possível conhecer esse dispositivo. Assista, abaixo, uma reportagem sobre o e-cigarro:

Um comentário

  1. Mauricio
    6 de outubro de 2011

    Quer comprar acesse cigarrosaudavel.blogspot.com

Deixe uma resposta