Curiosidades

O que é o Dia da Bandeira?

Esta data foi criada para demonstrar o amor e respeito a nação brasileira além de suas riquezas.

Dia da Bandeira é uma homenagem a nação brasileira e comemora-se no dia 19 de novembro. Nesta dia acontecem comemorações cívicas, acompanhadas do Hino à Bandeira.
A bandeira do Brasil surgiu em 19 de novembro de 1889, através do decreto nº 4 e depois da Proclamação da República.

Publicidade

Neste dia a Bandeira Nacional é hasteada de manhã e no final do dia recolhida. Caso ela fique hasteada a noite ela deve estar bem iluminada. Este procedimento é obrigatório em órgãos públicos como escolas, ministérios, secretarias de governo, também nos dias de luto nacional é utilizada. É usada em congressos internacionais e encontros de governos, onde o Brasil está representado.

A Bandeira do Brasil foi criada em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes e por Miguel Lemos, mas desenhada por Décio Vilares. Ele teve como base para esta criação a bandeira do Império.

Publicidade

Na Bandeira Nacional existem quatro cores que representavam as famílias reais descendentes de D.Pedro I, porém com o tempo ocorreu uma adaptação brasileira onde o verde representou as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz. Possui 27 estrelas que passou a viogar em 11 de maio de 1992.

O Hino à Bandeira foi criado quando o Prefeito do Rio de Janeiro, Francisco Pereira Passos pediu ao poeta Olavo Bilac para que escrevesse algo para homenagear à Bandeira e Francisco Braga que era da Escola Nacional de Música criou a melodia. Em 1906 começou a ser cantado em todas as escolas do Rio de Janeiro. A letra ficou muito bonita ressaltando a beleza do Brasil e também explicando o significado da bandeira nacional.

Quando a bandeira está em mau estado de conservação não pode ser mais hasteada então deverá ser entregue a uma unidade militar para ser incinerada.

A Bandeira Nacional fica sempre hasteada na Praça dos Três Poderes em Brasília. Não pode ficar sem e quando necessário uma nova é hasteada.

Quando a bandeira de outro país for hasteada no Brasil deve ter ao lado a Bandeira Nacional de igual tamanho.

A palavra bandeira vem da cultura germânica, surgiu na Idade Média e significava toda peça de tecido, com símbolos, distintivos de Nações ou Tribos. Desta forma as bandeiras multiplicaram-se pelo mundo.

Antigamente também existia mais patriotismo pois queriam que a situação de colônia de Portugal mudasse e esta data foi um sinal de esperança para as pessoas daquela época que tiveram melhores condições de vida.

Publicidade

Deixe uma resposta