O que é o Dia Nacional da Consciência Negra?

Por:

Esta data é especial pois é uma homenagem a Zumbi que foi o símbolo da resistência negra.

Dia Nacional da Consciência Negra é uma data escolhida para comemorar a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Esta data é 20 de novembro, dia em que Zumbi foi morto no ano de 1695.

Zumbi defendeu a luta do negro contra a escravidão durante o Brasil Colonial. Quando morreu estava defendendo seu povo.

O que é o Dia Nacional da Consciência Negra?

Quando esta data foi implantada serviu para refletir sobre a importância da cultura e do povo africano. Os negros africanos trouxeram contribuições positivas na política, gastronomia e na religião do Brasil.

Começou a ser comemorada em 2003, porém a abolição da escravatura só ocorreu em 1888, mas isso não impediu que a luta continuasse na busca de reconhecimento.

Depois desta data começou uma valorização maior do negro até mesmo nas escolas brasileiras onde já existem disciplinas para estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.

O Quilombo dos Palmares surgiu em 1597 onde 40 escravos foragidos de um engenho de Pernambuco se refugiaram e logo se transformou em cidade.

O primeiro rei do quilombo foi Ganga Zumba. Logo uma expedição bandeirantes invadiu e várias pessoas foram degoladas. Um recém-nascido foi levado e entregue a Antônio Melo, um padre do Recife.

O menino foi criado pelo padre e recebeu o nome de Francisco, também foi ensinado a ele ler e escrever.. Com 12 anos o menino foi coroinha, porém a sociedade não aceitava que o pároco criasse um negrinho.

Francisco gostava de seu pai adotivo mas não conseguia ver os outros negros sofrendo e sendo mortos. Então com 15 anos partiu para o Quilombo dos Palmares.

Foi então adotado por outra família e recebeu o nome de Zumbi. Com 17 anos tornou-se uma espécie de ministro de guerra para aquele local.

Quando do rei Ganga Zumba morreu, Zumbi assumiu o seu lugar. Porém foi traído por Antônio Soares que revelou o esconderijo onde Zumbi estava escondido. Jorge Velho torturou e matou Zumbi e levou sua cabeça até a praça do Carmo em Recife que ficou por alguns anos exposta.

Toda coragem e heroísmo de Zumbi dos Palmares representou a resistência negra ao escravismo e a luta pela liberdade.

Esta é uma data importante para que possamos refletir e ter consciência que devemos acabar com a desigualdade e preconceito racial.

Deixe uma resposta