O que é o efeito estufa

Por: Adriano Barreto

“Saiba o que significa este fenômeno natural e descubra porque é visto de forma negativa”.

O efeito estufa é um fenômeno natural, que faz com que o clima na Terra seja quente e dessa forma tornando-a habitável. Sem ele, congelaríamos de frio. Por isso o efeito estufa é algo bom. Quando se fala em efeito estufa, pensamos em algo ruim, pois há o efeito estufa criado pelo homem, resultante da queima de petróleo, carvão e do gás natural.

O que é o efeito estufa

A estufa

A estufa natural pode ser associada a uma estufa real, cujo objetivo é fazer com que as plantas cresçam. Nela, o sol passa através dos vidros e a energia absorvida fica dentro da estufa. Os vidros fazem com que o calor fique dentro da estufa.

A atmosfera possui uma grande quantidade de gases que faz esse efeito da estufa, ou seja, que permite que o calor permaneça no planeta e que as pessoas não morram de frio. O problema é que o homem aumentou a quantidade destes gases, o que acabou fazendo com que a temperatura do nosso planeta fosse alterada.

Não existe problema no efeito estufa, muito pelo contrário, ele é a solução. O problema são as alterações climáticas que decorrem da ação do homem. As pessoas, os animais e as florestas dependem do nosso clima. Uma mudança climática é algo muito grave e se não fizermos algo de imediato, será tarde demais.

Os problemas

Entre os muitos problemas está a falta de água. Já vemos esse indicativo em muito locais onde o nível dos rios é muito baixo. Outro problema está no fato do calor excessivo, que faz com que o gelo venha a derreter, o que acarretaria na inundação das milhares de cidades situadas na costa dos mares. Os animais também sofrerão com isso, pois não poderiam se deslocar para outros lugares, causando a extinção de diversas espécies. A extinção de insetos, mamíferos e pequenos répteis trariam imenso problema ao ecossistema como um todo, visto que haveria a proliferação de pragas.

Como resolver este problema?

Precisamos ter a consciência de que esse é um problema nosso e que nós precisamos resolver. Cada um precisa fazer a sua parte. Temos que trabalhar em conjunto para não haver um desastre ambiental. Cada um de nós, que tem consciência do que está acontecendo, precisa repassar essas informações sobre as mudanças climáticas para quem não sabe. Uma atitude simples e prática é usar menos o carro, optando pelos coletivos ou mesmo abusando das bicicletas.

O Protocolo de Kyoto

Do ponto de vista internacional, as autoridades criaram o Protocolo de Kyoto, que visa fazer com que os países emitam em menor quantidade os gases, porém, muitos se recusam por achar que isso afetaria a sua economia.

Deixe uma resposta