O que é o Folclore Brasileiro?

Por: hiper

O Folclore pode ser considerado como um conjunto composto de mitos e lendas que são passadas de geração para geração. Estas estórias foram inventadas, principalmente por moradores do interior, para passar diversas mensagens ou apenas para tentar alertar as pessoas sobre o que é certo e o que é errado. Estas estórias foram capazes de gerar festas enormes por todo o país.

O que é o Folclore Brasileiro?

Mas qual a diferença entre lenda e mito? As lendas são estórias que são contadas pelas pessoas e que se perpetuam através do tempo, de geração em geração. As lendas têm como objetivo explicar o que aparentemente não tem explicação. Os mitos podem ser considerados como narrativas com um forte caráter simbólico. O objetivo do mito é basicamente o mesmo da lenda, explicar fenômenos da natureza, isso era bastante comum na antiguidade, pois, eles não possuíam explicações cientificas.

Alguns exemplos de estórias folclóricas brasileiras são: Boitatá baseia-se numa cobra de fogo que faz justiça contra aqueles que desrespeitam a natureza; Curupira um anão que também protege a natureza e possui os pés virados para trás; Mula-sem-cabeça seria a estória de uma mulher que se transforma em um animal quadrúpede e solta fogo pela cabeça enquanto salta pela mata, este castigo fora atribuído a ela por ter se apaixonado por um padre.

Além dessas existem muito mais estórias folclóricas brasileiras.

Deixe uma resposta