Saúde e Bem Estar

O que é o ronco?

O ronco pode indicar problema de saúde e neste caso é necessário ajuda médica.

O ronco é um ruído causado quando há obstrução nas vias respiratórias durante o sono. Como fica difícil a passagem do ar então são provocados os ruídos.

Publicidade

O ronco pode ocorrer quando a pessoa está dormindo de costas, pois a musculatura da garganta fica mais flácida. Porém quando ocorre em qualquer posição e com ruídos intensos pode ser considerado mais grave e deve procurar ajuda de um médico.

O ronco pode ser síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), onde há parada respiratória que dura em torno de dez segundos e pode ser muito perigosa. O ideal é oxigenar o sangue ente 90 e 100 de saturação e na apneia isso não ocorre.

Publicidade

Tanto o ronco com a apneia podem ocorrer com homens a partir dos 30 anos e mulheres que se encontram na menopausa.

Outras causas do ronco podem ser desvio do septo, rinite e sinusite ou até mesmo envelhecimento.

A possibilidade de roncar é maior para que tem obesidade, ingere bebidas alcoólicas, faz uso de remédios para dormir, fuma ou come demais antes de dormir.

Para casos mais leves de ronco o ideal é dormir de lado. Existe até uma dica que é costurar um bolso atrás da camiseta e colocar uma bola de tênis e assim a pessoa se obriga a dormir de lado.

O diagnóstico é realizado através de um exame chamado polissonografia. Neste caso a pessoa dorme uma noite na clínica especializada em realizar este exame e fica com eletrodos ligados ao corpo. A pessoa fica monitorada por profissionais e um computador registra as variáveis biológicas durante o sono.

Para tratamento existe um equipamento em casos mais graves que é uma prótese intraoral móvel para que a boca fique fechada. Também pode ser indicado o CPAP nasal que também evita problemas cardiovasculares e de hipertensão.

Quando o problema for a respiração é indicado um otorrino que pode receitar um anti-alérgica ou cirurgia para retirada de adenoides e amígdalas.

Para evitar que o ronco aconteça é necessário evitar ingerir álcool e comer alimentos leves antes de dormir, procurar dormir de lado, manter o peso controlado, fazer exercícios físicos e não fumar.

O ronco pode comprometer a vida pessoal e até profissional da pessoa pois o rendimento no trabalho será menor além de não deixar as pessoas da família dormir direito e muitas vezes se torna motivo de piadas.

Existem alguns profissionais que podem orientar em relação ao tratamento como o pneumologista, o otorrinolaringologista, o neurologista, o psiquiatra ou o pediatra.

Publicidade

Deixe uma resposta