Saúde e Bem Estar

O que é o sistema linfático?

É de grande importância para nosso organismo pois é o responsável por evitar muitas doenças.

O sistema linfático tem a função de fazer a defesa do nosso organismo e combater as infecções e doenças que podem comprometer nossa saúde.

Publicidade

Os vasos linfáticos transportam um líquido transparente que se chama linfa. A linfa vem do sangue e possui leucócitos (glóbulos brancos), plasma, plaquetas, cloreto de sódio, oxigênio e dióxido carbono. Ele é incolor por não apresentar glóbulos vermelhos.

A linfa tem a função de distribuir os nutrientes e os gases para o sangue e para as células.

Publicidade

A linfa circula nos vasos linfáticos e também nos espaços entre as células.

Os vasos linfáticos conduzem a linfa para os gânglios linfáticos. Estes gânglios tem a função de reter substâncias estranhas no organismo. Eles também são responsáveis por produzir linfócitos que são glóbulos brancos e que ajudam na defesa do nosso organismo.

Então os vírus e bactérias por exemplo são destruídos pelos linfócitos além de produzir anticorpos.

Os anticorpos são produzidos quando um antígeno estimulam as células B e desta forma eles começam a agir.

Quando existe infecção no organismo os gânglios linfáticos “incham” e provocam dor. Eles se encontram no pescoço, axilas, abdômen, virilha, amígdalas e estômago. Um exemplo deste processo é quando fazemos uma vacina no braço e isto pode ocasionar o aumento dos nódulos da axila.

Quando os anticorpos são produzidos uma vez no organismo eles não ameaça mais o corpo. Quando temos uma doença como por exemplo o sarampo, ela não volta mais, ou se tomamos a vacina também é uma forma de criar os anticorpos para esta doença e ficamos imunizados.

Em alguns casos os anticorpos não trazem benefícios como na transfusão de sangue. Tanto o sangue do doador como do receptor precisam ser compatíveis, senão ele poderá produzir o anticorpo contra o sangue recebido.

O baço também faz parte do sistema linfático e está situado entre o fundo do estômago e o músculo diafragma. É mole e esponjoso e possui nódulos linfáticos. O baço controla a quantidade do sangue que irriga o corpo. Ele também retém os glóbulos vermelhos que evitam muitas doenças. Este órgão é importante mas não é vital, conseguimos viver sem ele, porém podemos ter uma forte anemia.

Outro componente deste sistema é o timo localizado no peito, atrás do osso esterno e este sim é essencial ao organismo, sem ele o indivíduo morre, pois produz substâncias que garantem a maturação de linfócitos.

Publicidade

Deixe uma resposta