Curiosidades

O que é o trabalho da mulher?

Trabalho da mulher são as normas e as leis que igualam homens e mulheres no mercado de trabalho. Para os romanos consortium omnis vitae e para os germanos laborium periculorunque sócia.

Publicidade

Atualmente ela está protegida pela Consolidação das Leis do Trabalho regula no Arts. 372 a 401. Mas não foi sempre assim.

A mulher judia era inferior em relação ao homem. Já na Grécia, eram educadas com o objetivo de ter filhos belos e sadios. Em relação aos incas, era tratada como escrava e desempenhava atividades pesadas como transportar cargas e cortar lenha. No Brasil a situação era igual aos outros países.

Publicidade

Em 1906 começou-se a pensar na mulher e fazer algumas proibições.

Hoje em dia são observados que a mulher não tem a mesma resistência física do homem é um ser mais frágil.

A maternidade deve ser conciliada com o trabalho profissional. Quando o filho necessita da amamentação a mãe deve ser dispensada para atender o bebê.

A mulher pode ser admitida a partir dos 16 anos de idade, mas até os 18 anos precisa da autorização do responsável para trabalhar.

Em 1989, através Lei 7.855, Art.13, a mulher foi proibida de trabalhar em ambientes insalubres, nem ter jornada noturna e trabalho na construção civil.

Está no Art. 461 da CLT que se a mulher exerce a mesma função do homem deve ter o mesmo salário que ele, sem distinção de sexo.

Tem direito de trabalhar 8 horas por dia e 44 horas semanais. Não poderá fazer esforço físico maior que 20 kg.

Em relação a gravidez não pode ser dispensada até 5 meses depois do parto. A licença-maternidade é de 120 dias, de acordo com a Lei 11.770. Em 2008 a licença passou para 180 dias, mas nem todas as empresas aderiram.

Para amamentação a mãe tem direito de meia hora para cada turno de trabalho até a criança completar 6 meses. Em caso de adoção a mãe tem os mesmos direitos.

Publicidade

Deixe uma resposta