O que é o Universo?

Por: Ananda Manica

O Universo é todo o conjunto de corpos existentes em todo o sistema solar, todas as estrelas e também os demais componentes presentes na galáxia, assim como o próprio espaço e o mais que contiver.

O que  é o Universo?

Como não se conhece o limite de todo o espaço é comum dizer que ele é infinito. O homem sempre teve muita curiosidade de conhecer mais sobre o universo, pesquisar para obter maiores informações e assim desvendar alguns mistérios.

Há muitos anos atrás se acreditava que a terra era o centro do universo, porém devido a diversos estudos pode-se concluir que o centro do universo não é a terra e muito menos o sol. Calcula-se que se alguém conseguisse e fosse capaz de visualizar todo o universo a olho nu, e com uma grande distância, talvez fosse possível se distinguir a galáxia a qual pertencemos. Porém seria quase que impossível distinguir o sol e muito menos os planetas que o rodeiam.

Muitos astrônomos afirmam, baseados em estudos e descobertas, que o universo sofreu diversas mudanças com o passar dos anos e que as galáxias estão se afastando cada vez mais uma das outras. Astrônomos e astrofísicos fazem intercâmbio de suas informações e buscam compor uma parte desse imenso quebra cabeça que é o universo.

Alguns desses astrofísicos costumam afirmar que há bilhões de anos atrás toda a matéria do universo era nada mais do que uma esfera compacta: o núcleo primário.

Este núcleo explodiu e começou a expandir. Nas primeiras etapas dessa expansão é que se formaram as estrelas e as galáxias. Essa expansão continua até os dias de hoje, onde as galáxias costumam se mover constantemente com velocidade crescente e se afastando de forma progressiva uma das outras, fazendo com que a densidade de todo o Universo diminuísse.

Em todo o universo, podemos ver a olho nu apenas 6.000 astros em cada hemisfério.

Deixe uma resposta