Negócios e Finanças

O que é Oceanógrafo?

Oceanógrafo é o profissional responsável pelo estudo dos oceanos e das zonas costeiras e tudo que acontece nestes ambientes.

Publicidade

O oceanógrafo pesquisa seres animais e vegetais, analisa a composição das águas dos rios e gerencia as obras e instalações.

A profissão foi regulamentada pela Lei Nº 11.760, de 31 de Julho de 2008, porém o primeiro cruzeiro oceanográfico foi realizado entre os anos de 1839 e 1843 onde o naturalista Charles Darwin fez algumas observações e desenvolveu a teoria da evolução. Em 1934 os zoólogos William Beebe e Otis Barton foram os primeiros a observar a vida marinha nas grandes profundidades.

Publicidade

O profissional desta área pode trabalhar em estatais ou órgãos públicos ligados a fiscalização ambiental, com exploração de óleo, gás, mineração e consultorias.
Para quem se preocupa com a preservação do meio ambiente esta é uma excelente profissão e o salário pago é em torno de R$2 mil. Para trabalhar com indústria de petróleo e gás o salário pode aumentar, pois este mercado está em grande crescimento. Os maiores empregadores são a Petrobras, a Marinha e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários e as vagas são preenchidas através de concursos.

O oceanógrafo também pode trabalhar nos projetos de conservação e proteção como Tamar, Peixe-Boi e Baleia Jubarte.

Para se tornar um profissional desta área o aluno estuda matemática, física, química, biologia e geologia e o curso tem duração de 5 anos e no final tem que ter noção de meteorologia e cartografia.

Os profissionais lidam com tubarões e garantem que pode haver um relacionamento amistoso entre o animal e o homem, como por exemplo, nas atividades realizadas no Aquário de São Paulo, onde os mergulhadores alimentam os animais.

Está previsto para julho de 2012 em São Paulo a chegada do primeiro barco oceanográfico construído no Brasil. O novo barco terá 25 metros de comprimento e tem capacidade para 20 alunos e dois professores e a autonomia é de 10 a 15 dias.

Publicidade

Deixe uma resposta