Curiosidades

O que é Olericultura?

Este tipo de cultivo traz benefícios para a saúde e seu retorno do investimento é rápido.

Olericultura é o cultivo de hortaliças que podem ser folhosas, raízes, bulbos, tubérculos e frutos diversos, é derivado do latim olus hortaliça e colere cultivar.

Publicidade

As hortaliças também são conhecidas como verduras e legumes. A olericultura é diferente de horticultura, que abrange cultura comestíveis ou ornamentais, como cogumelos comestíveis.

Além das verduras e legumes também é considerada parte da olericultura a melancia, o melão, o morango, a batata-doce, a batatinha, o inhame e a mandioquinha-salsa.

Publicidade

Este tipo de cultivo pode ser classificado como legumes que são as hortaliças que precisam ser preparadas através do cozimento ou assadas e fritas. Já as verduras podem ser consumidas ao natural e os temperos são usadas para dar sabor aos pratos.

No Brasil a olericultura surgiu na década de 40 na 2ª Guerra Mundial. Existiam somente algumas plantações no meio rural, então surgiu a pequena horta.

Na década de 50 começou a pesquisa sobre a olericultura. Na década de 80 as atividades da pesquisa começaram a ser realizadas de forma oficial e ocorreu lançamento de cultivares de hortaliças. Depois houve uma evolução onde surgiram os sistemas protegidos como em estufas e a hidroponia.

A olericultura também compreende as plantas aromáticas que são UTILIZADAS PARA DAR SABOR AOS ALIMENTOS OU transformadas em ÓLEOS ESSENCIAIS. Outra área é a das PLANTAS MEDICINAIS que são produzidos FÁRMACOS.

O cultivo de olericultura traz benefícios pois os produtos possuem mais vitaminas e sais minerais, há um grande aproveitamento de pequenas áreas e o retorno do dinheiro investido é rápido.

A olericultura orgânica é o plantio sem o uso de agrotóxicos, isto se fazia a muito tempo atrás. Atualmente é possível realizar este processo com novas tecnologias onde a produção se torna mais limpa e o produto é mais valorizado no mercado. Com isso é possível ter alimentos mais saudáveis e que trazem mais saúde para quem adquire.

Publicidade

Deixe uma resposta