Curiosidades

O que é Olho?

O olho é um órgão da visão, que é um dos sentidos mais importantes. Os seres humanos possuem dois olhos, que estão localizados em órbitas constituídas por duas cavidades ósseas, na parte anterior do crânio, as quais, assim como as pálpebras, lhe dão proteção.

Publicidade

As pálpebras superiores podem fechar-se para cobrir e também umedecer a parte dos olhos exposta ao exterior. Servem, também para protegê-los da luz muito brilhante, de golpes e também de corpos considerados estranhos.

A parte inferior do olho é coberta por uma membrana bastante fina que começa na parte superior da pálpebra, continua sobre a parte visível do globo ocular, estendendo-se como forro da pálpebra inferior. Esta membrana, denominada conjuntiva, possui muitos nervos e também serve para a proteção. Quando matérias estranhas entram no olho das pessoas, a membrana conjuntiva fica irritada e provoca dor.

Publicidade

O globo ocular possui no total três camadas de tecidos. A maior parte da camada exterior é formada por tecido fibroso, bastante resistente e se chama membrana esclerótica; é a parte branca visível do olho. No centro dele, a esclerótica se torna transparente e se chama córnea. Por trás da membrana esclerótica, está a membrana coróide, composta de um tecido vascular que nutre o olho; esta membrana se estende desde a parte posterior do globo ocular e se une com os tecidos que formam o corpo ciliar. O corpo ciliar é composto basicamente de duas partes: os músculos ciliares e os processos ciliares. A frente do globo ocular e no centro, a membrana coróide se modifica para formar a íris, que é um anel de músculos com pigmentação que conferem coloração ao olho. A íris possui uma abertura no centro denominada pupila.

A membrana mais interna do olho é a retina, que é um tecido nervoso, considerado uma expansão do nervo óptico. Como se pode perceber os olhos são bastante sensíveis e possuem diversas fibras,cavidades membranas e etc.

Publicidade

Deixe uma resposta