Curiosidades

O que é onde fica é Pico da Bandeira?

Conheça o Pico da Bandeira que se localiza no Brasil e considerado o ponto mais alto do país.

O Pico da Bandeira é a terceira montanha mais alta do Brasil, sendo o ponto mais alto dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, como também de toda a Região Sudeste. Possui 2.891,98 metros de altitude segundo medição revista por GPS pelo Projeto Pontos Culminantes do Brasil, do IBGE e do Instituto Militar de Engenharia, em 2004. Desde a década de 60 do século passado, imaginava-se que era o cume mais alto do Brasil, porém com a descoberta do Pico da Neblina e seu vizinho 31 de Março, a montanha caiu de posto, mas não perdeu nada de sua beleza.

Publicidade

Possui esse nome porque, por volta de 1859, D. Pedro II determinou que fosse colocada uma bandeira do Império no que, na época, ainda era tido como o ponto mais alto e imponente do Brasil.

O Pico está localizado no Parque Nacional do Caparaó, na Serra do Caparaó, na divisa entre os municípios de Ibitirama, Espírito Santo, e Alto Caparaó, Minas Gerais. O parque é composto de Mata Atlântica e Campos de Altitude, oferece um visual grandioso e muitos rios e cachoeiras para banho.

Publicidade

A facilidade em alcançar o cume faz com que ele seja procurado por muitos visitantes despreparados, inclusive alguns usando chinelos e shorts.

Porém, por mais “simples” que seja a caminhada final, com cerca de duas horas e meia de subida por trilhas muitas vezes íngremes, ainda se trata de um ambiente montanhoso, com todas as agruras da natureza, e podendo ser extremamente frio, além da exposição em determinados trechos.

O Pico da Bandeira é um dos pontos mais frios da região Sudeste, sendo possível a ocorrência de neve. As temperaturas no pico chegam a até -10°C, sendo que no inverno as geadas são diárias.

Publicidade

Deixe uma resposta