Curiosidades

O que é ONG?

Desenvolvem um trabalho muito importante para ajudar as pessoas, animais e o meio ambiente.

ONG é uma organização não governamental que não tem fins lucrativos. Estas organizações atuam em diversas áreas como: meio ambiente, assistência social, saúde, educação, entre outras.

Publicidade

As ONGs são muito importantes pois ajudam a sociedade e as vezes trabalham em conjunto com o governo. Atualmente estudiosos chamam também de organizações da sociedade civil.

As ONGs conseguem dinheiro com o governo e com as empresas privadas, também através da venda de produtos e mitas vezes a sociedade ajuda com doações e trabalho voluntário.

Publicidade

Surgiu em 1950 através das Nações Unidas. No Brasil surgiu na década de 80 logo após a Ditadura Militar e trabalhava com movimentos populares como por exemplo a promoção social. Mas foi a partir da década de 90 que ganhou mais força com o surgimento do Instituto Ethos em 1998 e a Rede de Ong’s da Mata Atlântica em 1992.

Para criar uma ONG é preciso registrar como empresa jurídica e assim abrir uma conta bancária. Também será necessário contratar pessoas para realizar as ações sociais. Então será deve-se criar o nome, objetivo e o lugar para abrir a ONG. Todos os documentos apresentados precisam ter o visto de um advogado. Também precisará ser autorizada pela prefeitura para funcionar.

Infelizmente já ocorreram fraudes através de falsas licitações e também escândalos de corrupção e desvio de verbas. Por este motivo foi criado um portal de transparência do governo onde é possível ver quanto cada Ong recebeu, em São Paulo por exemplo pode ser acessado através do site.

Outra ONG que ganhou força em 1990 no Brasil foi a Fundação ABRINQ, neste mesmo ano foi decretada a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente. A Abrinq tem como objetivo melhorar a situação da infância no Brasil.

Uma ONG que merece destaque é a Amda que é a Associação Mineira de Defesa do Ambiente criada em 1978 por estudantes da UFMG e seu objetivo é a preservação das florestas. Atualmente existem ONGs que se preocupam também com os animais.

Existem outras ONGs no Brasil que cuidam do meio ambiente como o Projeto TAMAR, Mico-Leão-Dourado, Ong MAE, Golfinho Rotador e Green Peace.

Para regulamentar estas entidades o governo criou uma lei em 1999. A legislação criou a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Ela determinou os objetivos que a entidade deve ter. Ela deve atuar nas áreas como assistência social, cultura e educação gratuita.

E para quem ser um voluntário e só acessar voluntariosonline.org.br e com certeza poderá ajudar muitas pessoas.

Publicidade

Deixe uma resposta