Saúde e Bem Estar

O que é Onicofagia?

O nome pode ser bem esquisito, mas significa uma coisa que é até bem comum. A onicofagia é o ato de roer as unhas. Apesar de não ser uma atitude muito boa tem muitos adeptos dessa forma de ansiedade. É difícil para quem não tem esse vicio entender o que leva as pessoas a roer as unhas.

Publicidade

A onicofagia é um tipo de compulsão que leva as pessoas a roerem as próprias unhas, essa compulsão está diretamente ligada a sentimentos ansiedade, tensão, angustia e estresse. Porém, muito mais de ter unhas não tão apresentáveis essa compulsão pode trazer outros resultados bastante ruins.

Quem rói as unhas está danificando as camadas de queratina da unha e isso faz com que elas fiquem mais finas e fracas. Esse é um dos motivos para que quem rói unha tenha dificuldade em deixa-las crescer depois que larga o vicio. Outro problema é que as unhas roídas podem se tornar uma entrada para diversos fungos e bactérias. Então se você rói suas unhas procure um médico para que ele lhe receite um bom antibiótico.

Publicidade

Se você está sofrendo mesmo é com os fungos que tomam conta das unhas roídas então terá que fazer uso de pomadas especificas antifúngicas. Não existe um tipo de remédio para parar de roer as unhas o que pode ser feito é tomar algumas atitudes para deixar esse vicio. Para as mulheres há a possibilidade de pintar com esmaltes coloridos e assim todas as vezes que vai roer se lembra de quem não deve fazê-lo. Para homens e mulheres a dica é usar produtos que endureçam as unhas, assim será mais difícil roer.

Publicidade

Deixe uma resposta