Artes e Cultura

O que é op-art?

Considerada a arte da ilusão de ótica que utiliza os mecanismos que regulam a visão para gerar movimento.

Op-art é uma forma de arte que utiliza figuras geométricas geralmente com cores preta e branca. Estes desenhos possuem efeitos de ilusão óptica e dão sensação de movimento. Este arte começou na América e na Europa na década de 60.

Publicidade

A ilusão de movimento é gerada através de micromovimentos oculares que recebem o nome de “movimentos sacádicos”. O olho humano tem a capacidade de gerar 500 desses movimentos por segundo. Nosso olho durante a observação faz pequenos deslocamentos geométricos e dão a sensação de movimento. Este efeito acontece com as lâmpadas de Natal, no momento que elas acendem e apagam parecem estar se movendo.

Esta palavra op-art vem do Inglês optical art e quer dizer “arte óptica”. O termo foi usado pela primeira vez na revista Time em 1965. A primeira obra realizada foi a “Zebra”, desenhada por Victor Vasarely nos anos 30. A obra foi feita com listas diagonais em preto e branco, curvadas que dão a impressão de ser uma zebra sentada.

Publicidade

Victor Vasarely era húngaro, com ele surge a op-art mas também com ele desaparece.

No ano de 1965 foi realizada uma exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York:. Os artistas que apresentaram suas obras foram Victor Vasarely, Richard Anusziewicz, Bridget Riley, Ad Reinhardt, Kenneth Noland e Larry Poons.

Um dos nomes mais conhecidos da op-art é o da artista Bridget Riley. Seus trabalhos foram inspirados em Vasarely e pintou alguns quadros com linhas pretas e brancas dando a sensação de movimento e cor.

Depois ela fez trabalhos coloridos e outros artistas a seguiram usando cores. As cores usadas geram contrastes e vários níveis de iluminação. As obras dão a impressão de clarão, incham e deformam.

Outro nome desta arte é Alexander Calder que criou móbiles usando retângulos coloridos para dar a idéia do movimento. No início o observador da obra é quem movimentava a mesma. Porém depois ele chegou a conclusão que quando elas estavam suspensas o vento podia move-las.

No Brasil existem poucos representantes desta arte sendo eles: Ubi Bava e Israel Pedrosa, Almir Mavignier e Maurício Nogueira Lima. O nome mais conhecido é do escultor, pintor e desenhista Luiz Sacilotto (1924-2003).

Depois a op-art foi um pouco esquecida, um dos motivos é por ela não desperta sentimentos nas pessoas.

Publicidade

Deixe uma resposta