Ciência e Matemática

O que é Optometria?

A optometria é um ramo específico da física, com base na saúde, que possui função de estudar formas de proteção e aperfeiçoamento da visão.

Publicidade

O profissional optometrista é aquele não é considerado médico, porém é aquele que pratica a arte e a ciência de cuidar da vista, o mesmo possui qualificação e autorização para efetuar medidas que buscam determinar o grau visual das pessoas em relação as suas necessidades específicas. Se houver algum defeito visual, ele se encarrega de receitar e também fornecer lentes corretivas, ou prescrever exercícios visuais com o intuito de alcançar a visão adequada e cômoda para a pessoa.

Esta ciência precisou se modernizar diante dos esforços impostos a visão pela vida moderna, através de novas e maiores responsabilidades.
As lentes de contato são um exemplo, elas fazem parte de uma contribuição inestimável, para quem, por sua profissão, deve ver normalmente e manter uma aparência estética. Os óculos telescópios transformaram pessoas quase cegas em pessoas com capacidades para terem uma visão quase que perfeita. Os exercícios visuais para a correção do estrabismo, e o desenvolvimento ou reeducação da capacidade visual constituem contribuições positiva da optometria.

Publicidade

A visão é um dos sentidos mais valiosos e a maioria dos problemas que a afetam devem-se a incapacidade dos olhos para focalizar os raios de luz, de maneira apropriada. Os óculos são o remédio mais comum para corrigir os defeitos, pois são eles que permitem que os olhos funcionem normalmente e proporcionem uma visão eficiente. Os defeitos da visão podem ser agrupados em cinco classes: Hipermetropia( só se vê bem de longe); Miopia( só se vê bem de perto); Astigmatismo ( defeito de refração); Presbiopia( vista cansada) e estrabismo( olhos estrábicos).

O estado normal dos olhos é conhecido com o nome de emetropia. Um olho que funciona de forma correta refrata um raio de luz proveniente de um objeto distante, ou seis ou mais metros de distancia, de maneira que a imagem é levada a retina, estando o olho em posição de descanso.

Publicidade

Deixe uma resposta