Saúde e Bem Estar

O que é órtese?

Devido aos avanços tecnológicos estes equipamentos são seguras e muito próximas da perfeição.

Órtese é um aparelho ou dispositivo ortopédico usado para corrigir deformidades ou melhorar a função das partes do corpo. O termo órtese vem do grego “Orthos” e quer dizer direito, reto, normal.

Publicidade

Existem vários tipos de órteses como o aparelho dentário ortodôntico que corrige a deformidade da arcada dentária. Também podem ser: Palmilha ortopédica, joelheiras, coletes, munhequeiras.

As órteses tem o objetivo de sustentar o peso do corpo, evitando as deformidades, ou até mesmo corrigir deformidades que o paciente já possui. Elas servem também para proteger músculos, ligamentos e estruturas ósseas.

Publicidade

As órteses para articulações ou ligamentos são usadas temporariamente depois de cirurgias ou contusões.

Existem as órteses para paralisia que são usadas no tronco para corrigir as curvaturas da coluna ou para a paralisia das extremidades.

Porém é necessário acompanhamento de um terapeuta ocupacional e também é muito importante opinião do paciente ou familiar em relação aos benefícios oferecidos.

A órtese precisa ter arcos e as pregas palmares, estruturas ósseas, nervos e ligamentos. Devem ser individuais além de receber ajustes constantes.

As órteses ajudam no tratamento de Osteoartrose através de joelheiras que são utilizadas para estabilizar as alterações articulares dos joelhos e podem ser em forma de faixa elástica ou hastes laterais. Também existem as tornozeleiras que são usadas para contenção e auxiliam na recuperação de pós torções.

Da mesma forma que as joelheiras , podem ser simples, com hastes , ou cintas cruzadas. Podem ser ainda usadas como auxiliares em determinadas práticas esportivas, servindo como coadjuvantes na proteção articular.

Até mesmo o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente algumas órteses e próteses.

Elas podem ser utilizadas como para substituir de membros do corpo ou para auxiliar no deslocamento do dia a dia.

Existe uma diferença entre a órtese e a prótese. A órtese é uma peça para correção ou complementação de membros ou órgãos do corpo, já a prótese substitui o membro ou órgão. Uma novidade que está sendo estudada pelos cientistas americanos é um OLHO BIÔNICO que ajudará os deficientes visuais. Ele é formado por um chip de computador que poderá ser implantado atrás do globo ocular. O aparelho possui uma minicâmera conectada ao óculos do paciente. As imagens são interpretados pelo cérebro. A ideia surgiu no estado norte-americano de Maryland.

Muitas vezes as órteses não são utilizadas corretamente e isso ocorre por falta de compreensão e orientação ao paciente ou a pessoa responsáveis por ele.

Publicidade

Deixe uma resposta