Saúde e Bem Estar

O que é ortodontia?

A Ortodontia é uma especialização realizada pelos profissionais com formação em odontologia. Sua função é corrigir problemas que possam surgir durante o nascimento dos dentes e crescimento da pessoa. Os problemas mais comuns são relacionados ao posicionamento dos dentes em relação uns aos outros, a arcada dentária e a boca.

Publicidade

Somente quem já se formou em Odontologia pode ser ortodontista. Para isso é preciso fazer uma especialização, que pode ter título de pós-graduação, mestrado ou doutorado na área.

Esta subdivide-se em ortodontia móvel, com aparelhos que são removidos pelo paciente para escovação dos dentes e alimentação; e ortodontia fixa na qual o aparelho é montado e preso aos dentes (braquetes e bandas coladas). Nos adultos os ossos já se encontram totalmente formados e é mais difícil obter sucesso somente com o uso de aparelhos, sendo indicado certas vezes a cirurgia.

Publicidade

Os profissionais desta área devem se manter atualizados, pois os materiais utilizados e as técnicas estão em constante mudança e desenvolvimento.

Publicidade

Deixe uma resposta