Saúde e Bem Estar

O que é ovário artificial?

Ovário artificial é uma forma de amadurecer os óvulos fora da mulher. Em breve os efeitos colaterais da fertilização in vitro serão amenizados e o uso de hormônios para estimular a ovulação ficarão desnecessárias graças a pesquisa que esta sendo desenvolvida na Universidade Estadual do Ceará e que promete ajudar as mulheres com problemas reprodutivos a realizar o sonho de ser mãe.

Publicidade

A idéia é retirar um pedaço do ovário e amadurecer os óvulos fora. Depois são fecundados e reimplantados, pois a mulher tem mais óvulos do que ovulações e ela elimina as muitas células sexuais não usadas. A pesquisa está sendo desenvolvida há 3 anos e ainda testada em animais e com parceria com a indústria farmacêutica.

Existe uma outra pesquisa que está sendo realizada por cientistas americanos que criaram em laboratório o ovário artificial, dando esperança para ex-pacientes de câncer. Este é criado a partir de células tronco doadas por pacientes de hospitais. As células crescem e uma estrutura parecida com uma colmeia e em cada um dos orifícios colocaram óvulos humanos.

Publicidade

As pacientes com câncer podem ter seus óvulos retirados antes dos tratamentos químicos, que são agressivos e ser amadurecidos na colméia para depois ser fertilizado. Além disso, este estudo permite observar como trabalham os óvulos e entender o que dificulta o amadurecimento normal. De acordo com os cientistas, os óvulos amadurecem mais rapidamente fora do corpo, porque o ovário artificial não apresenta fatores produzidos normalmente pelo corpo e que dificultam a fecundação.

Publicidade

Deixe uma resposta