O que é oxigênio?

Por: Ananda Manica

Oxigênio é um gás incolor, inodoro e insípido, cujo símbolo é “O”, número oito. Possui densidade de 0,00143g/cm³ e massa atômica de 15,9994.

O oxigênio é um elemento de vital importância, constitui 20% do ar atmosférico e é imprescindível para que existe a vida e para que haja a queima de combustíveis. Foi Antonie Lavoisier que identificou o oxigênio como um dos componentes do ar atmosférico.

O que é oxigênio?

Este elemento químico é encontrado no ar como uma molécula que contem dois átomos, ou seja, uma molécula diatômica. Isto ocorre também com todos os seus óxidos. São encontrados nas rochas grandes quantidades de óxidos, como os de ferro, alumínio e também os silicatos. Cinquenta por cento da terra é composta de oxigênio.

Está Presente também nos compostos peróxidos, sendo o peróxido de uso mais comum a água oxigenada, ou peróxido de hidrogênio. Quando dissolvida em água, a água oxigenada pode ser utilizada como desinfetante e também alvejante.

Em laboratórios o oxigênio é preparado através do aquecimento de clorato de potássio e os métodos comerciais utilizam a liquefação do ar.

As plantas também produzem este elemento químico através da fotossíntese que é realizada com o auxilio da luz solar. Pode-se obter também o oxigênio através da eletrólise da água. Há alguns anos atrás o oxigênio era armazenado em tanques sob alta pressão, nos dias de hoje o oxigênio liquido é armazenado em tanques cujas proporções são reduzidas.

A propriedade que possui o oxigênio de manter a combustão é denominada oxidação , e é a mais importante dentre todas as propriedades. Esta reação produz no seu fim energia, como calor e luz.

Existem também balões de oxigênio que possuem diversas finalidades, como o tratamento de pneumonia, transtornos do coração e também são empregados em vôos, nos submarinos, tochas de oxigênio e também em mergulhos nas profundezas do mar.

Deixe uma resposta