O que é oxigenoterapia?

Por:

A oxigenoterapia é um tratamento onde o paciente recebe oxigênio para elevar ou mante-lo acima de 90%. Esta terapia tem o objetivo de aumentar a quantidade de oxigênio no organismo.

O que é oxigenoterapia?

Geralmente quem faz a oxigenoterapia são pessoas que apresentam hipóxia celular. A pessoa tem hipóxia quando tem taquicardia, hipotensão e parada cardíaca, inquietação, convulsão e coma.

A dispneia ou taquipneia são os primeiros sintomas para realizar a oxigenoterapia. Quando há alteração respiratória também pode ser sinal de hipoxemia ou hipóxia. A hipoxemia quer dizer que há pouca tensão do oxigênio no sangue arterial. A hipóxia se chegar ao estado mais grave pode levar a morte. O paciente tem sintomas parecidos com a intoxicação alcoólica e apresenta descoordenação motora.

Existem alguns tipos de oxigenoterapia como a que usa óculos nasais que são confortáveis, mas não deve ser usada em dispneias graves. A máscara facial simples tem custo baixo é e rápida, a máscara facial de venturi permite escolher com precisão a quantidade desejada, porém é mais cara.

Existem alguns cuidados no momento de administrar o oxigênio, como por exemplo, administrá-lo com redutor de pressão e fluxômetro, controlar os sinais vitais do paciente e se há sinais de hipóxia.

As desvantagens deste tratamento é que existem pacientes que tem pânico de sufocamento ou então em caso de vômitos é perigoso aspirar. Outro fator negativo é a umidade e neste caso deve-se ter cuidado com a pele do paciente.

Existe também a Oxigenoterapia Hiperbárica onde paciente recebe oxigênio a 100% no interior de uma câmara hiperbárica.

A câmara hiperbárica é de grande porte e pode acomodar vários pacientes ao mesmo tempo. Esta terapia é usada para pacientes que apresentam embolia gasosa, celulites, radiodermite, anemia aguda, lesão por esmagamento, reimplante de partes do corpo amputadas.

No Brasil a oxigenoterapia hiperbárica foi regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina, através da resolução CFM 1457/95.

Deixe uma resposta