Curiosidades

O que é Ozônio?

O Ozônio é o oxigênio em estado alotrópico, que se diferencia do oxigênio comum, pois sua molécula é constituída por três átomos de oxigênio ao invés de 2. É um gás azulado que se forma ao passar uma corrente elétrica através do próprio oxigênio.

Publicidade

Na natureza, o raio produz o ozônio. Sua produção artificial é feita por um aparelho especial que consta de dois discos com cargas elétricas elevadas. Entre esses dois discos passa uma grande corrente de ar. O ozônio também é formado nas escovas dos motores elétricos e pode ser identificado pelo odor penetrante, que é bastante parecido com o odor do fósforo.

Na atmosfera superior, a camada de ozônio é formada pela ação dos raios ultravioletas do sol sobre moléculas normais de oxigênio. As moléculas partem-se em átomos simples. Quando um desses átomos simples colide com algum átomo regular de oxigênio, uma molécula de ozônio acaba de ser formada. Esse processo também pode ocorrer em sentido inverso. A molécula de ozônio é dividida e moléculas normais de oxigênio podem tornar a formar-se. Em virtude da divisão e de nova formação de moléculas de ozônio e de oxigênio, a concentração da camada de ozônio não é constante.

Publicidade

O ozônio seria altamente venenoso ao homem se estivesse de maneira concentrada perto da superfície da terra. Ao mesmo tempo, porém, ele é essencial a todas as formas de vida, pois ele absorve quase todos os raios ultra violeta do sol que de outra forma, destruiriam toda a espécie de bactérias expostas e também definhariam as plantas verdes e queimariam de forma bastante séria todos os tecidos animais. E é por isso que quando o sol está muito forte temos que passar o protetor solar, pois o ozônio não da conta de bloquear todos os raios ultra violetas, e os que acabam chegando a terra podem prejudicar a pele.

Publicidade

Deixe uma resposta