Ecologia e Meio Ambiente

O que é Paisagismo?

Criação de paisagens naturais em ambientes externos, utilizando plantas, flores e outros elementos decorativos.

O paisagismo também é conhecido como arquitetura da paisagem e pode ser definido como a arte de criar e reproduzir paisagens em espaços livres, urbanos ou não, de forma a integrar o homem e a natureza. A técnica envolve arte, bom senso, bom gosto e criatividade. Além de utilizar elementos vivos, como plantas e animais, e não vivos, como pedras, obras de arte, bancos, mesas, etc.

Publicidade

É importante lembrar que o paisagismo não se limita à criação de jardins, mas também busca o equilíbrio de formas e cores, elementos decorativos, materiais construtivos. É uma espécie de harmonização entre o espaço e o ambiente que se deseja criar, que propicia harmonia e melhores condições de vida junto ao meio ambiente.

A utilização da arte paisagística pode trazer benefícios para as pessoas e para o meio ambiente, já que O paisagismo não se interessa apenas em deixar o ambiente bonito, mas sim confortável, um lugar calmo, com paz.

Publicidade

Existe um equilíbrio do ecossistema, na melhoria do ar, na diminuição no nível de ruídos urbanos. Por isso, muitas pessoas têm investido na técnica buscam paisagistas a fim de criar um ambiente harmônico, tranquilo e rústico.

Os paisagistas são profissionais cada vez mais valorizados, e já não são mais considerados jardineiros. Até porque, sua Eles são arquitetos, engenheiros agrônomos, biólogos, designers, entre outros profissionais especializados. Eles são os responsáveis pelo planejamento de espaços públicos, como parques e praças, e atuam também em empresas e residências.

O paisagismo consiste em três etapas: Projeto, Implantação e Manutenção. Na primeira, o paisagista, juntamente com o cliente e o/ou arquiteto define os elementos funcionais para a decoração, como a vegetação a ser utilizada e os elementos estéticos. Planeja tudo nos mínimos detalhes, já que a técnica é baseada em elementos totalmente visuais.

Na segunda etapa, a da implantação, o paisagista acompanha a instalação dos pisos e outros elementos e fica responsável pela compra das plantas, terra, adubos, pedras e o plantio das espécies vegetais e colocação de outros elementos estéticos.

A última fase é composta pela preservação do ambiente. Devido à quantidade de vegetais, é preciso controlar a presença de pragas, doenças, etc.

Publicidade

Deixe uma resposta