O que é Paladar?

Por: Ananda Manica

O paladar é um dos cinco sentidos. A grande maioria dos mamíferos possui quatro tipos de sensações gustativas, a amarga, doce, azeda ou ácida e a salgada. As terminações nervosas e as células gustativas da língua recebem o estimulo quando o alimento é ingerido.

O que é Paladar?

As células gustativas se encontram em outros locais também, como na epiglote, nas amídalas e também na mucosa da própria garganta. Mas nesses locais, as células estão em menor proporção do que na língua, aonde as papilas chegam a somar 10.000. As superfícies gustativas são mais desenvolvidas em crianças e tendem a diminuir lentamente com o passar dos anos.

A língua possui pequenas saliências, que são as papilas, nas quais são encontrados os corpúsculos gustativos, que na realidade são apenas agrupamentos celulares. Estas células, que são compridas e bastante finas, acabam terminando em pequenas pestanas, que se comunicam com o exterior por uma minúscula abertura, que é chamada de poro gustativo. O outro extremo destas células compridas está em contato com os neurônios, ou seja, são as células nervosas. Das pestanas a sensação passa pelos neurônios até um nervo craniano, que leva o estimulo ao centro gustativo localizado no cérebro, onde o sabor será identificado, ou seja, será distinguido como salgado, doce, amargo ou como ácido.

O sentido do gosto, ou do paladar, está relacionado de forma muito íntima com o sentido do olfato. Devido a este fator, uma pessoa que está resfriada e com as mucosas nasais inflamadas, não pode sentir muito bem o sabor dos alimentos. A grande maioria dos vertebrados possui superfícies gustativas em sua b oca, porém apenas alguns deles recebem estímulos sobre diferentes partes do seu corpo. Alguns insetos, por exemplo, recebem muito melhor o sabor com as patas dianteiras que com qualquer parte de sua boca.

Deixe uma resposta