O que é Papai Noel

Por: Adriano Barreto

“Papai Noel foi São Nicolau e é a principal figura que representa o natal.”

O Papai Noel é o principal personagem do Natal e vive na imaginação de adultos e crianças. Na verdade, existem muitas histórias sobre a origem do bom velhinho e ele é representado de formas diferentes ao redor do mundo, mas em geral é um homem alegre, gordo, com barba branca e roupa vermelha. O Papai Noel mora no Pólo Norte e monta em um trenó puxado por renas, entrando uma vez por ano na casa daquelas crianças que se comportaram e as entrega brinquedos. Na verdade, o Papai Noel é um símbolo de boa vontade, esperança, magia e alegria.

O que é Papai Noel

São Nicolau

São Nicolau foi a maior influência sobre o Papai Noel, na forma como o conhecemos hoje. Ele foi um homem de origem grega e nasceu no século 3. Sua família era muito rica, mas ele perdeu pai e mãe quando ainda era bem jovem. Após esses acontecimentos, Nicolau se apegou muito fortemente na educação cristã e dedicou sua vida a Deus.

Na fase adulta, São Nicolau tornou-se bispo e com isso, começou a vestir-se com roupas e chapéu vermelho, além da barba branca. Depois de sua morte, a igreja o nomeou santo, fazendo com que ele fizesse parte das festas natalinas.

O Papai Noel como conhecemos hoje

A figura atual do Papai Noel começa a surgir em 1823, quando Clement C. Moore lança um livro que fala sobre a visita de São Nicolau, descrevendo-o como um grande elfo, gordo e alegre.

Por volta de 1860, Thomas Nast criava ano a ano uma imagem representando o Papai Noel, imagem essa que era capa de uma revista. Nesta imagem o Papai Noel era gordo e alegre, tinha uma grande barba e fumava um cachimbo.

E finalmente entre 1931 e 1964 as propagandas da Coca-Cola divulgavam uma nova imagem do bom velhinho, que corriam o mundo inteiro e é esta a imagem que conhecemos hoje.

Deixe uma resposta