Curiosidades

O que é Pareidolia?

Saiba mais sobre este interessante fenômeno realizado por nosso cérebro.

Você certamente já parou para ficar observando uma nuvem e percebeu nela uma forma particular, como uma ave, um objeto ou mesmo um rosto. Isso é comum de acontecer em um vidro embaçado, paisagens da natureza ou em qualquer outro tipo de objeto. Este fenômeno é denominado de Pareidolia. Isso também ocorre com sons, que ao serem tocados de trás pra frente podem fazer algum sentido. A palavra tem origem grega: para significa junto e eidolon, imagem.

Publicidade

A pareidolia é uma ilusão equivocada realizada pelo nosso cérebro que faz com que vejamos algum sentido em imagens completamente abstratas.

Psicologia

A pareidolia é muito utilizada pela psicologia ou psiquiatria como forma de entender o pensamento do paciente. Em muitos casos, uma imagem que não possua um sentido, como uma mancha, é apresentada ao paciente para que ele diga o que vê naquela figura. A resposta pode estar relacionada a um padrão de comportamento que será identificada pelo psicólogo. Um exemplo disso é o teste de Rorschach, uma técnica de avaliação psicológica na qual são apresentados 10 borrões para o paciente que irá dizer o que ele vê.

Publicidade

OVNI e religião

Este fenômeno pode explicar os inúmeros casos de OVNI’s que são relatados a todo momento, nos mais diversos locais do mundo. Ver uma imagem e atribuir a ela algo real pode ser uma peça pregada pelo nosso cérebro. Também é muito comum o aspecto religioso, quando pessoas afirmam ter visto a imagem da virgem Maria na janela ou de Jesus em um pedaço de pão. Para essas pessoas não se trata de um fenômeno psicológico, mas na representação real deles, passando muitas vezes a cultuar essas imagens.

A pareidolia é normal

A verdade é que todo mundo irá experimentar a pareidolia em algum momento da vida, seja passeando em um bosque, ouvindo uma música, contemplando a natureza ou mesmo de férias na praia. Ela está muito relacionada ao momento emocional vivido por cada um. Ao ficar preocupado ou ansioso com determinada situação, você poderá ser mais propenso a essa visualização de imagens. As pessoas não terão a mesma percepção que você, já que algumas podem ver imagens abstratas e relacionar a algo real, enquanto outros não terão essa percepção. Pode ocorrer também de algum som que você escutou não fazer o menor sentido para outras pessoas.

É importante deixar claro que esse tipo de fenômeno não tem nada de anormal, muito pelo contrário, está relacionado a capacidade que o ser humano possui de se ater a detalhes, principalmente naquelas imagens que não são percebidas pela grande maioria das pessoas.

Publicidade

Deixe uma resposta