Saúde e Bem Estar

O que é Parkinson?

Parkinson ou mal de Parkinson é uma doença que compromete o sistema nervoso central. Como consequência há degeneração das células do cérebro e atinge o sistema motor.

Publicidade

Esta doença foi explicada pela primeira vez pelo médico inglês James Parkinson em 1817.

Muitas vezes a pessoa não se dá por conta quando a doença incia e os familiares e amigos é que notam alguns sintomas como: cansaço no final do dia, escrita menos legível, fala monótona e lapsos de memória.

Publicidade

Existem outros sintomas como tremor, rigidez muscular, depressão, distúrbios do sono, movimentos lentos. O tremor é o primeiro a se notado pelo paciente e geralmente acontece em um dos lados, nas mãos, mas pode começar nos pés. Os braços não balançam ao andar e levantar da cadeira ou da cama passa a ser difícil.

O Parkinson afeta geralmente pessoas idosas, na maioria dos casos acima dos 50 anos, mas pessoas mais jovens podem ter também. O diagnóstico é realizado através do exame neurológico, mas algumas vezes os médicos solicitam exames como eletroencefalograma, tomografia computadorizada, ressonância magnética, análise do líquido espinhal., para ver se não existe outra doença no cérebro.

Existem alguns fatores que podem causar a doença como: uso exagerado de medicamentos, trauma craniano, isquemia cerebral e frequentar ambientes tóxicos.

Por enquanto não foi encontrada a cura para o Parkinson, mas exitem alguns medicamentos que amenizam os sintomas. A fisioterapia e a terapia ocupacional também são recomendadas juntamento com a fonoaudiologia para os problemas da fala. Em casos mais graves é indicado tratamento cirúrgico.

Publicidade

Deixe uma resposta