Curiosidades

O que é Parkour?

Parkour é uma prática que teve origem na frança, onde os participantes pulam obstáculos de forma rápida, através de saltos, rolamentos e escaladas usando as habilidades do corpo.

Publicidade

O Parkour surgiu nos anos 80 através de David Belle e os irmãos Yahn, Frederic Hnautra e David Malgogne em Paris. Eles tinham desejo de vencer desafios e se uniram para desenvolver movimentos para superar obstáculos. Surgiu baseado em Georges Hébert (1875-1957), pioneiro na prática de educação física na França como parte do Método Natural de Educação Física, que não quer dizer ao livre, mas de movimentos naturais. Tem origem na expressão “parcours du combattent,”O percurso do combatente”.

Georges Hebert em 1902 ajudou na evacuação de uma cidade durante a erupção de um vulcão, e com isso salvou 700 pessoas. A partir desta data ele acreditou que as habilidades físicas devem ser combinadas com coragem e altruísmo.

Publicidade

No Brasil o esporte começou em 2004. Várias pessoas de São Paulo, Florianópolis e Brasília começaram a treinar baseados em informações da internet. Em 2006 foi fundada a Associação Brasileira de Parkour.

Desde de 2006 acontece o Encontro Brasileiro de Parkour, que integra praticantes de todo o Brasil.

Para praticar é necessário usar uma roupa e tênis confortável. Precisa ter paciência e não ter pressa em querer alcançar o nível dos outros praticantes. Por este motivo é essencial começar sempre no básico. Também uma boa alimentação ajuda a ter bons resultados como em qualquer esporte.

Alguns movimentos são salto do gato, drop, kitty, salto com distância, salto de precisão, desmonte, aterrissagem.

A pessoa pode iniciar andando com passos alongados e firmes, depois passa a correr, saltando por cima de pedras, em cima de lugares mais altos, equilibrando-se sobre troncos.

Publicidade

Deixe uma resposta