O que é Paródia?

Por: hiper

Quem nunca se divertiu vendo ou lendo uma boa paródia? Pois, é podemos definir a paródia como um tipo de imitação que é engraçada. Mas, os parodiados não devem ficar chateados, pois, dizem por aí que a imitação é a forma mais sincera de elogio. Se é realmente assim não sabemos, mas que é interessante ver uma boa paródia isso é.

O que é Paródia?

Você encontra paródias de filmes, de textos literários, musica e praticamente todo modo de expressão. Um bom exemplo que mostra isso são as camisetas que apresentam uma paródia das logomarcas de empresas famosas, quem nunca viu alguém usando uma camiseta com a logo da vivo, por exemplo, e embaixo escrito “sem dinheiro”. Isso também é paródia.

Geralmente as paródias possuem um tom de deboche ou então de ironia a respeito do assunto parodiado. Quase sempre o autor da paródia procura manter bastante semelhança com a obra original para que a correlação fique mais clara para quem está vendo. O que muda não é a essência, mas os sentidos das ações ou então da ideia passada.

Quando a paródia é realizada em textos literários é também chamada de Inter textualização, ou seja, uma desconstrução ou reconstrução do texto. Para se realizar uma paródia é importante que seja feita uma nova interpretação ou até mesmo uma recriação da obra que já existe fazer uma adaptação da obra ao seu novo contexto.

Repare como toda boa paródia busca trazer algo mais despojado para a obra a despindo de seus sentidos sérios. Dessa forma é permitido rir-se de tudo.

Um comentário

  1. thais andrade
    17 de março de 2012

    vc e linda;

Deixe uma resposta