Gravidez e Maternidade

O que é Parto Normal?

O parto normal é o momento da saída do feto do útero materno, sem interferência de procedimentos médicos-cirúrgicos ou às vezes uma mínima interferência. É o nascimento na forma mais natural possível.

Publicidade

Durante as contrações, o médico avalia a dilatação do colo do útero. Se as dores forem intensas, normalmente é aplicada uma anestesia peridural.

Quando o colo do útero estiver dilatado por completo, em torno de 10 cm, e as contrações tornarem-se muito fortes, as paredes do útero farão pressão sobre o bebê e, em conjunto com o esforço da mãe, impulsionarão a criança para fora. O bebê usualmente nasce de cabeça, a chamada apresentação cefálica.

Publicidade

Após o alívio da expulsão do bebê, há a saída da placenta onde o útero se contrai mais uma vez para expulsá-la. Isso ocorre entre 5 a 30 minutos após a saída do bebê.

As vantagens do parto normal são: recuperação rápida, o que deixa a mãe tranquila favorecendo a lactação; ausência de dor após o parto; a cada parto normal, o trabalho de parto é mais fácil do que no anterior; a mulher participa ativamente do nascimento do filho.

Existem alguns danos que podem ser causados durante o parto normal, devidos à má condução do parto, especialmente quando são utilizadas manobras e intervenções desnecessárias. Um parto natural, realizado sem intervenções e preferencialmente em posição que ajude à saída do bebê (cócoras, por exemplo) dificilmente causará qualquer tipo de consequência negativa.

Três fatores devem ser considerados para determinar a possibilidade da realização do parto normal: quadril ou também chamado trajeto do parto, força das contrações uterinas e o próprio feto, ausência de intercorrências na gestação, pré-parto e trabalho de parto. Se estes fatores forem bem proporcionados, a probabilidade de parto normal é grande.

Publicidade

Deixe uma resposta