O que é Páscoa?

Por:

Páscoa é uma palavra hebraica que significa passagem pelo fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu.

Os cristãos comemoram a Páscoa para marcar a passagem de Jesus Cristo da morte para a Ressurreição.

O que é Páscoa?

Antigamente no hemisfério norte a Páscoa era marcada pelo fim do inverno e o início da primavera. Os pastores e camponeses ofereciam ovos como presente.

O ovo significa começo de vida. Os chineses distribuíam ovos coloridos entre amigos, na primavera, representando a renovação da vida. Para os persas a terra havia caído de um ovo gigante e eram sagrados.

Existem alguns símbolos que representam a Páscoa, um deles é o coelho que significa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e no Egito Antigo ele indicava o nascimento e a esperança de novas vidas.

A figura do coelho da Páscoa foi introduzido na América pelos imigrantes alemães no final do século XVII.

A palavra Páscoa também se refere à última ceia, segundo a posição desta data no calendário.

O chocolate teve origem entre os maias e astecas, pois era considerado por eles sagrado.

No século XX são criados os bombons e os ovos de Páscoa que são gostosos, muito nutritivos e fornecem energia. Além disso, o cacau é considerado o néctar dos deuses.

Outro símbolo da Páscoa é a cruz que representa a ressurreição e também o calvário de Jesus Cristo.

No sábado de Aleluia, um dia antes da Páscoa, é realizada a bênção da água e esta será utilizada nos batismos durante o ano, pois Cristo é a fonte de vida.

A Páscoa ocorre 47 dias depois do carnaval. Esse é o período que antecede a Páscoa é chamado de quaresma e inicia na quarta-feira de cinzas.

A data certa varia de ano para ano, pode ocorrer de 22 de março a 24 de abril, portanto a Páscoa é uma festa com data móvel.

Deixe uma resposta