Animais

O que é Pastor Alemão?

O Pastor Alemão é uma raça de cão, pertencente ao grupo 1 (Grupo dos Cães de Pastoreio) da classificação das raças.

Seu país de origem é a Alemanha e seu nome de origem é Deutscher Schäferhund. O Pastor Alemão apareceu pela primeira vez na Exposição de ?Hanôver? de 1892. Durante a Primeira Guerra Mundial, mostrou logo seus talentos: detecção dos gases de combate, sentinela, auxílio na prestação de socorro.

Publicidade

Quanto a pelagem, apresenta pelo duplo com subpelo. O pelo de cobertura é denso, reto, áspero, bem assentado. É curto na cabeça, na face anterior dos membros e nas patas. Um pouco mais longo e farto no pescoço e alonga-se na face posterior dos membros. As cores podem ser: preta com marcas marrons avermelhadas, marrons ou amarelas, até o cinza claro. Preta e cinza uniforme, sendo o cinza encarvoado (sombreado). Manto e máscara pretos. O subpelo é cinza suave. Necessita de duas escovações por semana.

O tamanho do macho varia entre 60 e 65 cm, enquanto a fêmea fica em torno de 55 a 60 cm. Quanto ao peso, o macho pesa entre 30 a 40 kg e a fêmea entre 22 a 32 kg.

Publicidade

Quanto ao temperamento, é ponderado, bem equilibrado, autoconfiante, vigilante, dócil, corajoso e possui instinto de luta. É obediente, perfeitamente fiel e possui um dos melhores faros. É vivo, alegre, leal e possui uma real capacidade de aprendizagem por gostar muito de obedecer.

A importância da educação que condicionará o comportamento futuro do animal. Cão esportivo que necessita de espaço, mas vive bem na cidade e em apartamentos desde que possa beneficiar de passeios diários. Suporta mal a solidão e não pode ficar fechado durante o dia todo.
Numa ninhada, o filhote que demonstrar excitação ou medo pode se tornar um cão agressivo.

Publicidade

Deixe uma resposta