Animais

O que é Pastor Belga?

Cão de pastoreio, policial, rastreador, de resgate, auxiliar nas alfândegas. É extremamente afeiçoado ao seu dono e seu habitat.

O Pastor belga é uma raça de cão de pastoreio, que possui quatro variedades e seria descendente de cães de rebanho da Europa central ou de cruzamentos entre raças locais de Mastins e de Deerhound vindos da Inglaterra no século XIII.

Publicidade

No século XIX existia na Bélgica uma grande variedade de cães parecidos com os de pastoreio, de cores e texturas de pelo muito diversas. As primeiras seleções ocorreram por volta de 1885. O Clube do Pastor belga, criado em 1891 por um professor de zootecnia, A. Reul, que estabeleceu os fundamentos de identificação racial, com um primeiro padrão em 1984, após ter distinguido quatro variedades.

Em 1898, o Pastor belga de pelo longo e preto foi denominado “Groenandel”, do nome do castelo de seu principal criador, N. Rose. Na mesma época, no castelo real de Laeken, Pastores belgas fulvos de pelo duro foram batizados “Laekenois”. Essa variedade se tornou rara. A grande maioria dos Pastores belgas de pelo curtoda região de Malines foi denominada “Malinois”.

Publicidade

Na aldeia de Tervueren, um cervejeiro, Corbeels, começou a criar Pastores belgas de pelo longo e fulvo, mais tarde conhecidos sob o nome de “Tervueren”.

O Malinois é atualmente o mais procurado, a seguir é o Tervueren e finalmente o Groenandel. O Lakinois foi sempre confidencial.

O Pastor belga é um cão nervoso, sensível, impulsivo. Muito vivaz em sua resposta aos diversos estímulos. Vigilante, atento, uma personalidade forte. Muito dedicado ao seu dono, mas por vezes agressivo com estranho. Precisa ser exercitado e não suporta estar preso.

O Malinois, que desde o século XIX foi selecionado para a guarda e o esporte é o que possui o temperamento mais forte, em comparação às outras variedades que são uns “obedientes atrevidos”, devido a suas origens mais especificamente pastoreais.

Por ser extremamente sensível, não suporta a brutalidade, portanto, a educação deve ser conduzida com suavidade, firmeza e com muita paciência.

Apresenta o pelo sempre abundante, cerrado e a coloração da pelagem varia de acordo com a variedade. Tervueren com pelagem fulva carbonada (a preferida), Malinois unicamente fulva carbonada com máscara preta, Groenandel unicamente preta opaca e Laekenois fulva com marcas cor de carvão principalmente no focinho e na cauda.

É um cão de porte grande, chegando a um tamanho médio de 60 cm, sendo as fêmeas um pouco menores do que os machos e o peso variando de 28 a 35 kg.

Publicidade

Deixe uma resposta